O anúncio de Knights of Sidonia foi muito comemorado. O título possui anime que inclusive está disponível no Netflix. Não conhecia o título, então esse primeiro volume foi novidade.
Começamos acompanhando Nagate e sua vida solitária. Aliás, é um começo confuso porque você é jogado na história e não sabe muito bem o que está acontecendo. De cara vemos que ele vive em uma nave e só tem como companhia um senhor que parece estar doente e catatônico (ou morto?) que é seu avô. Vemos a aventura de Nagate para buscar arroz que vem de uma máquina e chegando lá ele cai em um buraco e acaba saindo no Distrito Residencial e encontra outras pessoas.
Não encontram registro nenhum em parte alguma sobre Nagate Tanikaze e ele só não é preso porque é salvo por uma mulher que é a 28º capitã de Sidonia. Aqui começamos a saber mais um pouco sobre o mundo de Nagate. O Sistema Solar foi destruído há mil anos pelos Gaunas e Sidonia é a nave que carrega o que restou da humanidade.
A pedido da capitã, Nagate passa a ser piloto de um Guardião, um mecha que é usado para diversos fins, inclusive combater os Gauna. Porém não sabemos por que Nagate foi escolhido, já que ser piloto não é fácil de se conseguir e ele não vai bem no teste de simulação. Isso traz problemas para Nagate que não é bem visto pelo restante dos pilotos.
Knights of Sidonia traz algumas particularidades que achei interessantes. Nesse primeiro volume somos apresentados a seres humanos que pelo que entendi, não precisam se alimentar. Ao invés disso eles fazem fotossíntese. E seres humanos assexuados que não são nem homens, nem mulheres.
Considerações Técnicas
Particularmente não gostei do traço do Nihei, tanto no quesito dos personagens que achei muito sem graça e nas cenas de batalhas que são muito confusas, talvez pelo design do Guardião que é muito “quadrado”.
A edição da JBC não é a das mais simples, mas também não é a das melhores. Nesse primeiro volume temos 08 páginas coloridas e o papel da coleção é offset, mas aquele offset que pode dar problemas na leitura de alguns quadros por causa da transparência.
Considerações Finais
Knights of Sidonia tem particularidades interessantes, mas como um todo a obra não me chamou a atenção ao ponto de ficar curiosa com o andamento da série e colecionar. Talvez pelo fato de que história de mechas nunca me chamou a atenção. Não deixa de ser um bom mangá, com uma história interessante e a forma como é contada deixa diversos mistérios para os próximos volumes.
NOTA:
Nome: Sidonia no Kishi, Knights of Sidonia, Knights of Cydonia, Cydonia no Kishi, シドニアの騎士
Valor: R$ 17,50 (Mensal) – Finalizado com 15 volumes
Páginas: 184
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2009 ~ 2015
Autor: Tsutomu Nihei
Gêneros: Ação, Drama, Mecha, Sci-fi, Espaço, Militar, Seinen
Myanimelist