[Mangá] Vagabond vol. 1

2

Não sei de nenhum mangá que teve um vai-e-vem como Vagabond. Foi publicado pela Conrad, mas cancelado. Daí foi para a Nova Sampa, mas não publicaram desde o começo e sim a partir do último volume lançado pela Conrad e assim não deram chance ao público que não teve a oportunidade de colecionar anteriormente e mais uma vez foi cancelado. Aí a Panini anunciou que publicaria desde o começo e com a mesma qualidade de Planetes. A editora cumpriu o que disse?

Vagabond é baseado na famosa obra de Eiji Yoshikawa e conta a história do mais famoso samurai, Musashi. Pensando ser uma obra sobre esse samurai, podemos imaginar que já começa com ele vencendo muitas batalhas e duelos e é aí que a gente erra. A primeira cena é com uma derrota de Takezo, o rapaz de dezessete anos que iria se tornar Myamoto Musashi.

vagabond

Takezo parece ser um rapaz como a grande maioria da sua época: nasceu em uma vila de agricultores e foi para a guerra sem nunca ter empunhado uma espada. Só que ele tem algo a mais, algo que o amigo Matahashi, por exemplo, não tem. Um olhar, uma sede de sangue e uma habilidade oculta com a espada.

vagabond2

Não li a obra original mas ler o mangá de Vagabond é muito prazeroso. Takehiko Inoue tem um traço incrível já neste primeiro volume o que dá mais peso para as cenas de Takezo com seu olhar demoníaco. Mas não é só de batalhas que vive Vagabond, ele tem algumas cenas que chegam a ser engraçadas e isso porque Takezo é um adolescente e por muitas vezes ele age como um. Até seu objetivo nesse primeiro volume lembra aqueles “sonhos” de protagonistas de mangás shounen: vagar pelo mundo para ser o mais forte. E exatamente por começar dessa forma que a evolução do personagem se torna tão evidente com o passar dos volumes.

vagabond3

Considerações Técnicas

Sim, a Panini cumpriu quando disse que Vagabond viria com uma qualidade superior. Com 256 páginas em papel off-set sendo delas 12 coloridas, Vagabond ainda conta com orelhas, tudo isso por R$ 17,90. A única coisa que posso reclamar dessa edição é que ela é mensal. Certo, sendo bimestral demoraria muito a alcançar o Japão com seus 37 volumes, mas pode afastar algumas pessoas da coleção porque mesmo sendo um ótimo produto no quesito custo x benefício, pra quem coleciona outros títulos arcar com 17,90 mensais pode ser pesado.

vagabond panini

Considerações finais

Gosta de mangás de samurais com fatos históricos? Então Vagabond é leitura obrigatória. Mesmo com o mangá mensal e sem um final a vista irei colecionar.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nome:  Vagabond, バガボンド
Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 17,90 – Em andamento no Japão com 37 volumes
Páginas: 256
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 1999 ~
Autor: Takehiko Inoue
Gêneros: Ação, Aventura, Drama, Histórico, Samurai, Seinen
Myanimelist