[Mangá] Blade – A Lâmina do Imortal Vol. 1 | Editora JBC

15

No fim de 2015 a JBC anunciou o relançamento no Brasil de Blade. Inicialmente ele foi publicado pela Conrad em 2004 em formato meio tanko, mas não chegou ao fim da publicação. Agora a JBC traz novamente o título dessa vez em formato BIG, ou seja, dois volumes em um, ficando com um total de 15 volumes.

Não conheci o título quando foi publicado anteriormente (como não conheci a maioria deles, sou uma nova colecionadora) e quando pude finalmente tê-lo em mãos o que mais chamou a atenção foi o tamanho que destoa completamente dos outros mangás e a outra foi o traço do Hiroaki Samura que é marcante.

2016-02-29 11.10.38

A história de Blade se passa no Japão Feudal, mais precisamente na era Tenmei (1782), onde um samurai ronin chamado Manji é contratado para matar devedores de impostos, mas ao perceber que matava inocentes se rebelou contra seu contratante e o matou seguido de seus 99 capangas. Manji acaba ficando muito ferido e é tratado por uma monja que lhe dá um chá de vermes, onde estes lhe concedem a imortalidade. Sentindo o peso da culpa, mas não podendo tirar a própria vida, Manji faz a promessa de matar 1000 mal feitores para se livrar da imortalidade. Os primeiros capítulos do mangá seguem Manji cumprindo pouco a pouco sua promessa, isso até que ele encontra Rin, uma garota que perdeu o pai e teve a mãe raptada. O pai de Rin era mestre do estilo Muten’ichi-Ryu e foi assassinado por Kagehisa Anotsu que, apesar de jovem, é um exímio espadachim e almeja destruir todos os estilos que trazem a paz em vez do espírito guerreiro que ele acredita que os estilos devam possuir.

blade3

Como já mencionei, o traço de Hiroaki Samura é impressionante e chama muito a atenção com um estilo mais realista, mas não achei a história tão envolvente quanto o traço. Não é de qualquer forma ruim, porém nada em particular me chamou a atenção. O único mangá de samurai que acompanhei até o momento foi Rurouni Kenshin e, comparando com Blade, Kenshin me chamou mais a atenção no quesito história. Contudo, Blade tem uma vantagem que Kenshin não tinha: ser seinen. Com isso, Blade pode ter toda a violência que em um mangá shounen é restrita. Indo além, as lutas são mais realistas, não tem “bateção de espada” e nem pausas para explicações da habilidade, é tudo muito rápido e mortal.

blade2

Considerações Técnicas

Sou uma colecionadora tardia e por isso não tenho em mãos a primeira coleção de Blade, mas o formato BIG está muito bem feito. Com um total de 410 páginas, sendo delas 8 coloridas, é uma ótima pedida para quem é fã da série e não teve a oportunidade de finalizá-la. O volume está sendo vendido somente em lojas especializadas e livrarias pelo valor de R$ 39,90 com periodicidade bimestral.

blade1

Considerações Finais

Vendo relatos e outras resenhas, percebo que Blade é muito mais do que vemos nesse primeiro volume 2 em 1. Pelo jeito os personagens se tornam profundos e com grande desenvolvimento. Porém, como a nota é somente para este volume, Blade ganha 3 selos cabulosos!

NOTA:

03-selos-cabulosos

Nome:  Blade – a Lâmina do Imortal, Mugen no Juunin, Inhabitant of Infinity, Blade of the Immortal, 無限の住人
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 39,90 (Bimestral) – Finalizado com 15 volumes (formato 2 em 1)
Páginas: 410
Distribuição: Nacional (lojas especializadas e livrarias)
Publicado (no Japão): 1993 ~ 2012
Autor: Hiroaki Samura
Gêneros: Ação, Drama, Seinen, Aventura, Histórico, Artes Marciais, Samurai, Sobrenatural
Myanimelist

SORTEIO

Iremos realizar o sorteio do primeiro volume de Blade – A Lâmina do Imortal em formato BIG da JBC! Aproveite para conferir a história e quem sabe colecionar o restante dos volumes. Atenção para as regras:

1 – O vencedor deve ser residente do Brasil
2 –  Cada participante será contabilizado pelo Rafflecopter.
3 – Curtir a página do Leitor Cabuloso no facebook (link no rafflecopter)
4 – Seguir o nosso perfil no twitter (link no rafflecopter)
5 – Curtir a página da Henshin no facebook (link no rafflecopter)
6 – Seguir o perfil da Henshin no twitter (link no rafflecopter)
7 – As inscrições para o sorteio ocorrerão do dia 30/03/2016 ao 13/04/2016. O vencedor será divulgado e avisado no dia 14/04/2016.
8 – O vencedor receberá um email solicitando dados para envio e deverá responder esse email em até 24h, caso contrário, outro nome será sorteado.
9 – O envio será feito por carta registrada simples e o vencedor irá receber o número do rastreio da encomenda. Caso o endereço informado não esteja correto, o segundo envio será por parte do vencedor.
10 – O envio será feito em até 30 dias.

Boa sorte a todos!

a Rafflecopter giveaway