Motivo de orgulho aos brasileiros: a escritora Lygia Fagundes Telles foi indicada ao prêmio Nobel de Literatura, tornando-se a primeira mulher brasileira a entrar nessa lista!
De acordo com o site UOL, a União Brasileira de Escritores (UBE) indicou, no dia 03 de fevereiro, seu nome à Academia Sueca onde foi escolhido de forma unânime. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE: “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”.
Autora de clássicos como As Meninas e Ciranda de Pedra, a escritora paulistana, que hoje está com 92 anos, integrante da Academia Brasileira de Letras desde 1985, já recebeu diversos prêmio importantes, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Suas obras já foram traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.
Nenhum brasileiro nunca recebeu o Nobel de Literatura, mas alguns, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, já foram indicados.
No ano passado, a ganhadora foi a bielorrussa Svetlana Alexievich.
Independente do resultado, Lygia Fagundes Telles já merece nossa admiração, não só pela indicação, mas também por todo seu trabalho.
Via Huffpost Brasil