Não fiquei muito empolgada com o lançamento de Vitamin, oneshot da mesma autora de Limit. Como eu não gostei de Limit quase deixei passar Vitamin. Ainda bem que isso não aconteceu!
A protagonista de Vitamin é Sawako, uma colegial normal com amigos e namorado. Kouta, o namorado, é daquele tipo dominador e pela primeira vez, graças a Deus, isso não é visto como algo bom. Ele obriga Sawako a praticar relações sexuais quando bem entende, mesmo que ela diga que não se sente à vontade. O sexo pra ela não é nada prazeroso e ela só faz para agradá-lo, pois ele sempre pede desculpa no dia seguinte. Depois de ficar até mais tarde para a limpeza, Kouta diz que sempre quis fazer sexo em uma sala de aula e mesmo protestando, com medo de que alguém apareça, Sawako acaba cedendo. E alguém aparece. Um colega de sala de Sawako a vê junto com o namorado e é o início do pesadelo, do bullying.
Os homens a chamam de vadia, as mulheres de puta. Como o colega que viu a cena viu somente ela e não quem estava com ela, Kouta sai ileso, pior, sai como vítima, como se ela o tivesse traído. Os dias na escola se tornam um inferno, com violências tanto físicas quanto psicológicas. Ela acaba criando coragem para contar ao professor sobre o ocorrido e, adivinha, ele coloca a culpa na vítima. Diz que os alunos estão muito estressados por causa do vestibulinho e que logo isso vai passar. Não passa. Piora.
Sawako deixa de ir na escola. Com vergonha, não diz aos pais o que está acontecendo. Sawako sente que está causando problemas para a sua família, principalmente para a mãe, que insiste que a filha volte para a escola, que ela deve se esforçar mais em vez de procurar saber o que está acontecendo. Agora Sawako tem que arcar com o julgamento da sociedade que a vê como uma imprestável que não frequenta a escola.
Não é a toa que Vitamin é para maiores de 18 anos. Ele mostra a violência de forma crua, mostra como crianças podem ser cruéis e como a escola prefere ignorar isso. Felizmente no fim Sawako encontra sua “vitamina”, algo que dá um objetivo em sua vida, mas e quem não encontra? O mangá nos traz um tema atual e que apesar de ganhar destaque recentemente, ainda precisa ser muito discutido. Vitamin é um ótimo exemplo de como o bullying pode acabar sendo fatal.
Vitamin é um shoujo provando que shoujo não fala só sobre romances. Alías, esqueça essa coisa de “público alvo” e você homem leia Vitamin. Ele tem como público alvo todo mundo que já frequentou a escola, que é diferente do que é considerado normal e sofre por isso, que já sofreu e praticou bullying, enfim, o público alvo deve ser a sociedade. Pra melhorar Vitamin é um oneshot, ou seja, tem volume único, então não tem desculpa pra você não comprar e se chocar com esse mangá. Vá em frente!
NOTA:
Nome: Vitamin, ビタミン
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 14,90 – Volume único
Páginas: 208
Distribuição:
Publicado (no Japão): 2001
Autor: Keiko Suenobu
Gêneros: Drama, Slice of Life, Escola, psicológico00, Shoujo
Myanimelist