[Mangá] Gangsta vol. 1 | Editora JBC

0

Nick e Worick são conhecidos como “Faz-tudo” porque realizam qualquer tipo de trabalho por dinheiro. Isso vai desde entregas até assassinatos. Eles inclusive realizam trabalhos para a polícia, já que a cidade em que moram, Ergastulum, é repleta de crimes e mafiosos e a polícia não consegue encará-los sozinha. Apesar de serem gentis, os dois são incrivelmente fortes, principalmente Nicolas, o oriental surdo que carrega uma placa de identificação. Em um dos trabalhos solicitados pela polícia que envolvia o desmantelamento e assassinato de uma gangue inteira, eles conhecem Alex, uma prostituta que trabalhava para o chefão da gangue. Alex é poupada da morte e a pegam como recompensa pelo trabalho e assim ela começa a fazer parte dos “Faz-tudo”.

gangsta1

Assim como no anime (que já tem crítica no site e você pode ler aqui) o mangá de Gangsta traz um cenário repleto de violência e prostituição. Algumas coisas diferem do anime e uma delas é que os acontecimentos no mangá são bem mais rápidos e muitas coisas que só vamos ter um vislumbre depois de uma média de cinco episódios, já aparecem nesse primeiro volume de Gangsta. Como disse anteriormente, Nicolas é surdo e se comunica basicamente por linguagem de sinais e leitura de lábios. Logo no primeiro episódio do anime vemos que ele pode falar em uma voz arrastada, grave e assustadora, porém evita fazê-lo. Isso se perde um pouco no mangá onde ele fala muito mais vezes e a fala é pontuada com sílabas mais fortes que outras por causa da deficiência. No anime a linguagem de sinais de Nicolas era traduzida por Worick, mas no mangá a autora utiliza o recurso de balões com fundo preto para diferenciá-los.

gangsta2

Eu não gostei muito do rumo que as coisas tomam no anime e achei a história muito confusa. O primeiro volume do mangá passa uma boa imagem da série, porém no final temos uma nota da autora onde a própria diz que a série tem um plot bem simples e ela começou o mangá sem ter um universo completamente definido portanto ela tem que quebrar a cabeça para inserir coisas novas e explicá-las. Talvez por isso não vemos um aprofundamento e a trama se torne confusa no futuro.

gangsta3

Considerações Técnicas

Gangsta utiliza o mesmo papel e tem o mesmo problema citado em Orange: a transparência. Sinceramente no meu caso isso não atrapalhou a leitura. Em nenhum momento não consegui entender alguma fala em um balão ou entender por meio de imagens o que estava acontecendo. Pelo que a própria editora disse, o papel será alterado no segundo volume, então se isso incomodar você, não desanime.

O traço de Gangsta é um pouco diferente do anime, mas na minha opinião continua excelente. Só se altera realmente a fisionomia de alguns personagens, mas nada realmente gritante e quem viu o anime irá reconhecê-los.

Considerações Finais

Analisando somente esse primeiro volume e esquecendo completamente o anime, ele ganha nota 4/5. As coisas foram um pouco diferentes, com acontecimentos mais rápidos e o passado dos personagens já começa a ser trabalhado, porém espero que ele tome um rumo diferente. O título contém sete volumes atualmente no Japão e recentemente o segundo volume foi lançado no Brasil.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Nome:  Gangsta. GANGSTA.
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 13,90 (Bimestral) – Em andamento com atualmente sete volumes no Japão
Páginas: 
Distribuição: Setorizada
Publicado (no Japão): 2011 ~ ?
Autor: Kohske
Gêneros: Ação, Drama, Seinen
Myanimelist

SORTEIO

Iremos realizar o sorteio do primeiro volume de Gangsta! Aproveite para conferir a história e quem sabe colecionar o restante dos volumes. Atenção para as regras:

1 – O vencedor deve ser residente do Brasil
2 –  Cada participante será contabilizado pelo Rafflecopter.
3 – Curtir a página do Leitor Cabuloso no facebook (link no rafflecopter)
4 – Seguir o nosso perfil no twitter (link no rafflecopter)
5 – Curtir a página da Henshin no facebook (link no rafflecopter)
6 – Seguir o perfil da Henshin no twitter (link no rafflecopter)
7 – As inscrições para o sorteio ocorrerão do dia 08/03/2016 ao 22/03/2016. O vencedor será divulgado e avisado no dia 23/03/2016.
8 – O vencedor receberá um email solicitando dados para envio e deverá responder esse email em até 24h, caso contrário, outro nome será sorteado.
9 – O envio será feito por carta registrada simples e o vencedor irá receber o número do rastreio da encomenda. Caso o endereço informado não esteja correto, o segundo envio será por parte do vencedor.
10 – O envio será feito em até 30 dias.

Boa sorte a todos!

a Rafflecopter giveaway