[Coluna] O Inominável Cthulhu

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Uma das histórias de horror mais famosas e importantes atualmente, formadora de um gênero de terror até então inexplorado e que esperou o seu lugar entre o público pacientemente, será apresentada. Agora que seu lugar de liderança está definido, seus numerosos filhos continuam a surgir nas diversas mídias existentes, inaugurando a linhagem nos RPG’s de mesa, indo para o cinema, voltando aos livros e finalmente chegando nos video games. Este mês falaremos de O Chamado de Cthulhu e de seu jogo, que pegou apenas o título como chamativo, pois seu enredo é baseado em outro conto de H.P.Lovecraft, mas não se preocupe, tudo será explicado.

Soletre, Por Favor

H._P._Lovecraft,_June_1934
H.P.Lovecraft

O Chamado de Cthulhu é um conto de horror escrito pelo mestre do horror e terror, H.P.Lovecraft, em 1926. Não abordarei com detalhes a vida do autor porque já existem planos futuros para isso, neste ínterim basta dizer que o autor é um dos pilares da literatura de terror e começou sua ascendente com Call of Cthulhu (título original) e embora seu sucesso tenha sido póstumo, ele permanece até os dias de hoje na influência de diversas histórias de terror e horror que surgem todos os dias nos diferentes meios de entretenimento.

Influenciado pelo monstro mítico Kraken, um ser dos mares que atormentava, assolava o litoral e destruía barcos de pescadores, Cthulhu é uma entidade cósmica que faz parte do panteão criado após a morte do autor, chamado de The Great Old Ones, ele é um de seus membros mais ativos. Sua anatomia é descrita como um corpo de parte molusco, homem e dragão, entretanto essa forma é por vezes dita como de impossível definição, pois sua existência contempla várias dimensões simultâneas, tornando sua classificação ininteligível. Não obstante, relatos dizem que Cthulhu é capaz de enlouquecer aqueles que lhe procuram e usando sua telepatia, tortura suas vítimas com ilusões e terrores noturnos. Mas como foi que esse ser impossível surgiu das águas profundas da mente de Lovecraft para tomar seu lugar em nossa cultura?

O Chamado de Cthulhu é narrado por Francis Wayland Thurston, que após encontrar os manuscritos de seu tio-avô, George Gammell Angell, um importante professor de língua Semítica, começa uma jornada para desvendar o misterioso ser de formas absurdas que é descrito nos documentos. Não bastasse isso, as coisas ficam mais estranhas ainda quando Francis encontra registros sobre os pesadelos e devaneios do ajudante de George, o estudante de design Henry Anthony Wilcox. Em uma espécie de sincronismo sobrenatural, Wilcox e diversos outros estudiosos pelo mundo começam a ter sonhos bizarros com um ser interdimensional. Os problemas apenas aumentam, conforme Francis afunda mais nessa história, descobrindo cultos e sacrifícios para no fim encontrar uma verdade horrível.

Quase rejeitada pelo editor, este conto de Lovecraft foi publicado graças ao seu amigo, Donald Wandrei, que mentiu para o editor, dizendo que o texto seria publicado em outra revista. Sendo uma das obras mais importantes de sua carreira, Call of Cthulhu também recebeu a benção do criador de Conan, Robert E. Howard, ao dizer que era uma obra-prima da literatura. O sucesso não parou por aí e vemos obras influenciadas até hoje, seja nos álbuns do Metallica, em RPG’s ou em jogos, Cthulhu nunca desaparece.

No Brasil temos uma edição da editora HEDRA com o título O Chamado de Cthulhu e Outros Contos que você pode comprar pela nossa parceria com a Amazon clicando aqui.

Cantos Escuros da Terra

Capa de PC
Capa de PC

Com uma produção extremamente demorada e cheia de atrasos, Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth foi anunciado em 1999 para Windows e PlayStation 2, mas com complicações na produção e a venda da distribuidora, Fishtank Interactive, a desenvolvedora Headfirst Productions teve que procurar outra Publisher e, depois de cancelar a versão de console, conseguiu um contrato com a Bethesda, famosa detentora de jogos como Fallout e The Elder Scrolls. Apesar de todos os contratempos e cortes na ideia original, o jogo conseguiu chegar nas lojas em 2005 para Xbox e em 2006 para PC.

Embora divergente em muitos pontos e contrariando seu título, a maior parte do enredo do jogo é influenciado pelo conto A Sombra de Innsmouth (que você também encontra para compra aqui), mais um conto sobre Cthutlhu Mythos que conta o caso da pequena cidade de Innsmouth, onde o culto aos The Great Old Ones parece prover alimento e prosperidade para o povo. Por este conto fazer parte da mesma mitologia, é importante descrever sua origem e criação a partir do livro Call of Cthulhu, da mesma forma, a desenvolvedora escolheu este conto para titular seu produto. Dark Corners of the Earth se passa na mesma cidade e acompanha a jornada do desequilibrado detetive Jack Walters que está investigando o desaparecimento de Brian Burnham neste pequeno vilarejo. Seu trabalho se torna perigoso quando sofre uma tentativa de assassinato e conforme vai afundando nos segredos da cidade, descobre a existência de uma seita, A Ordem Exotérica de Dagon, onde sacrifícios humanos e rituais dirigidos à Cthulhu e outros seres ocorrem constantemente.

Definido por um dos desenvolvedores como um jogo FPHAS (First Person Horror Adventure Shooter), o game mescla mecânicas presentes, como sugere a sigla, dos gêneros de Horror e Aventura, com sistemas que vão do controle furtivo até o uso de armas de fogo durante o combate. O diferencial fica por conta da falta de informação na tela, forçando o jogador a prestar atenção aos sinais de dano que o personagem sofreu, assim como contar mentalmente quantas balas a arma ainda tem. Um dos pontos de maior sucesso alcançados pelo jogo, na época usado magistralmente por Eternal Darkness, é o medidor de sanidade, um sistema de degradação mental que piora diante de situações extremas, gerando respostas desesperadas do personagem, como alucinações, distorções sonoras, perda de controle e o mais extremo, o suicídio.

Todos os problemas envolvendo a produção fazem de Dark Corners of the Earth um milagre. Mas esse milagre não foi o suficiente, o game recebeu boas notas e teve uma recepção acalorada da mídia especializada, porém o público não pensou igual e o jogo sofreu com as vendas. Considerado como uma das melhores traduções do que é o terror Lovecraftiano, suas notas alcançaram médias de 7,8 de 10 pela IGN e 7,9 de 10 na GameSpot, tendo um resultado quase similar de 77 de 100 no Metacritic, mas no fim, a produção de mais projetos no mundo de Lovecraft foi cancelada quando a Headfirst, incapaz de achar novas publishers, acabou falindo.

O Legado de Lovecraft

A importante contribuição de Lovecraft ao mundo com seus contos atemporais não poderia ser abordada em apenas uma postagem. Por isso, mais obras influenciadas por sua mitologia voltarão para preencher esse amor pelo terror que todos nós temos e explanar outros detalhes da obra do autor. Ao mesmo tempo, Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth não teve um final muito feliz, mas sua existência e contribuição ao gênero nos videogames é sentida até hoje em títulos como Amnesia: The Dark Descent e outros títulos que abraçaram seu sistema de sanidade e conseguiram criar um gênero dentro do gênero, atormentando nossas jogatinas magistralmente até hoje.