[Resenha] A Quinta Onda – Rick Yancey

2

Histórias sobre invasões alienígenas, destruição de nações, eliminação de humanos e grupos de rebeldes que tentam sobreviver, funcionam muito bem no cinema, certo? Mas, funciona um livro de ficção científica sobre o assunto? Rick Yancey chega com a trilogia sobre o assunto e mostra que SIM, FUNCIONA SIM, FUNCIONA MUITO BEM!

Antes que você continue a ler essa resenha, preciso comentar que se você associou o título do livro com o filme que está prestes a ser lançado nos cinemas, você acertou. Dentro dos próximos dias chega aos cinemas a adaptação dessa obra e confesso que assistir ao trailer foi um up! a mais para que eu tivesse ainda mais vontade de começar a ler o primeiro volume da trilogia.

(Não viu o trailer ainda? Então veja!)

Voltemos ao começo das ondas, voltemos ao livro…

Tudo começou de forma calma e sutil, despertando o interesse e a curiosidade de todos: grandes naves surgiram sobre a Terra, permanecendo ali, sem se saber o porquê.

Pouco tempo depois, quando estavam todos seguros, calmos e confiantes (como sempre acontece quando algo diferente chega e fica em segundo plano, após a fase das curiosidades sem controle e sem limites), aconteceu a 1ª onda: escuridão. O pânico foi instaurado: você consegue se imaginar em um mundo sem energia elétrica? E veio a 2ª onda: desastres naturais, tsunamis e ocorrências que mataram muitas pessoas e destruíram a civilização e modernidade. Chegou a 3ª onda: um vírus que matou a todos que infectou, fazendo com que a morte fosse pestilenta, dolorosa, asquerosa e desesperadora. Iniciou-se a 4ª onda: a verdade é que muitos dos Outros já estavam na Terra, adormecidos, vivendo com toda a humanidade. O objetivo deles? Matar os sobreviventes. Você está preparado para A Quinta Onda?

“- Não sei como convencer você…

Aperto a boca da arma de encontro à sua têmpora, bem ao lado do olho cor de chocolate que me encara, e rosno:

– 1ª Onda: apagam-se as luzes. 2ª Onda: começa a arrebentação. 3ª Onda: pestilência. 4ª Onda: Silenciador. O que vem em seguida, Evan? O que é a 5ª Onda?

Ele não responde. Tinha desmaiado.”

Cassie, de Cassiopeia, tem 16 anos e tem um único objetivo: resgatar seu irmão Sam, de 5 anos, que foi levado por um grupo do exército para uma base militar que se propõe a cuidar das crianças que sobreviveram às quatro primeiras ondas. Sozinha no mundo, Cassie não confia em ninguém, não dorme sem sua arma e sem Urso, o urso de pelúcia que seu irmão lhe deu para que ela não tivesse medo, e não pode confiar em ninguém.

Durante todo o enredo do livro, acompanhamos Cassie e lidamos com outros personagens e situações diversas, algumas das quais se eu comentar aqui, acabarei com as surpresas do livro.

Mas, imagine: você vive confortavelmente em sua vida, sua única preocupação é beijar ou não beijar quem você gosta, se formar no Ensino Médio, tirar nota em determinada prova. E de repente, você não tem nada: não tem mais casa, não tem mais gente, não tem mais família, não tem mais energia, não tem nada. Mas tem Os Outros. E Os Outros se parecem exatamente como você. E agora? Bem vindo à vida de sobrevivência de Cassie. Mas será que ela é a única?

Análise Crítica

A Quinta Onda é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Rick Yancey. No Brasil, ele foi lançado em 2013 pela Editora Fundamento. Na versão física, ele possui 368 páginas na primeira edição e 367 páginas na segunda, pela mesma editora. Também foi lançada uma versão com 400 páginas, pela Editora Editorial Presença. Além dessas, é possível encontrar o livro em versão digital.

A temática do livro é excelente, porém perigosa. Como trabalhar sobre um assunto que funciona bem no cinema, mas sendo explorado em mais de 350 páginas? Rick Yancey sabe o que faz, e faz bem.

A escrita é deliciosa, é fluída. Não consigo definir bem minha opinião sobre a determinante, mas Rick consegue fazer com o texto seja rápido e eficiente, saboroso e desperte o interesse do leitor, de forma que entramos no mesmo ritmo dos personagens, inseridos cada qual dentro de seu próprio cenário.

Parte do livro é escrito em primeira pessoa, mas vale-se ressaltar, nem sempre pela mesma pessoa. E cada personagem encontra-se em uma situação que é complementar à outra, dando vida e forma ao quebra-cabeça.

Eis que ao final, tem-se um livro longo, com mais de 70 capítulos, mas que é fácil e rápido de ler e entender. E funciona bem como um único volume, pois o ciclo se fecha. Aos que desejarem, podem continuar acompanhando o próximo volume, Mar Infinito.

Quem quer sobreviver, afinal?

Nota

04-e-meio-selos-cabulosos
4,5 selos em busca de entender o que é A Quinta Onda #sobreviva

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

A_5_ONDA__1397082135BNome: A Quinta Onda
Autor: Rick Yancey
Edição:

Editora: Fundamento

ISBN: 9788539506644
Ano: 2013
Páginas: 368
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.