[Coluna] Wattpad, Vitrine gratuita democrática S/A

11

Fala galera,

nosso público aqui no Leitor Cabuloso é de leitores como o próprio nome indica. Vários de nós, leitores, sonhamos em diversos momentos, e com diferentes níveis de preparação, em passar para o outro lado e também começar a escrever. Muitos desses sonham com fama e glória.  Mas isso é um possível fim, e não o começo, dessa jornada. Ao mesmo tempo, vários desses escritores só estão interessados em se expressar, encarando a atividade como um hobby, e não uma profissão: alguns só estão procurando alguma estrutura a fim de começar sua jornada rumo à uma carreira artística. Hoje todas essas vertentes, e diversas outras, vem se encontrando em um único lugar, um espaço virtual, o Wattpad.

O Wattpad começou em 2006 no Canadá como a colaboração de 2 amigos. Em 2007, eles anunciaram a incorporação de milhares de livros originados do Projeto Guttenberg que oferece conteúdo livre de direitos autorais gratuitamente. Esse movimento tornou todo esse catálogo disponível facilmente para leitores online em celulares / tablets.

Desde então seu crescimento é invejável com valores e metas claras. Allen Lau tem três definições para sua empreitada em parceria com Ivan Yuen:

“Uma nova experiência de leitura e escrita que permite a criação de relações pessoais e bilhões de novas histórias.  Juntos com a multidão nós possibilitaremos o futuro do storytelling”.

A versão resumida fala simplesmente:

“Nos tornarmos uma comunidade de 1 bilhão de usuários focada na leitura e na escrita.”

Mas, se essa versão ainda está complicada ele pede que você se lembre de três coisas que vão tornar tudo mais claro para os envolvidos com a plataforma: “Comunidade, Leitura, Escrita”

Essa é uma comunidade que reúne escritores ligados a fanfics, entusiasmados escritores de material inédito e renomados escritores. São publicados artigos, crônicas, contos, livros, trilogias épicas, entre outras coisas. Em suma, se você está lendo ou escrevendo você é bem vindo a comunidade, incentivado a escrever, orientado se necessário (ajuda é frequentemente oferecida). Por falar nisso, me lembro de que logo que me juntei a uma das comunidades no Facebook para tentar entender o funcionamento disso tudo, o Peterson Rodrigues se ofereceu para me ajudar, explicar o funcionamento, me incentivou a ler e a escrever. Até onde entendi esse é um comportamento frequente na comunidade por parte desses embaixadores do Wattpad.

Seguindo essa onda, desengavetei um texto meu, selecionei uma das diversas capas padrão do Wattpad covers e descobri com alegria que elas permitem um alto grau de customização através de ferramentas e filtros.  Publiquei meu primeiro conto (que você pode conferir) a fim de poder escrever essa coluna. A diagramação, produção, criação foi rápida assim como sua publicação. Mais material pode ser esperado no futuro próximo.

Mas por que Wattpad?

ForWritersHughHowie No meu caso posso dizer que eu não tenho interesse em vender o material que produzo. Tenho uma carreira como engenheiro e encaro a escrita como um hobby. Meu primeiro impulso foi de que eu gostaria de publicar na Amazon. O kindle é a plataforma que uso há muitos anos e queria muito fazer parte daquilo. Foi com tristeza que descobri que seria obrigado a cobrar para publicar na Amazon (podendo reduzir a zero o preço uma ou duas vezes por ano). Foi quando percebi que o Wattpad poderia ser a resposta: uma comunidade de leitura e escrita.

Junte-se a nós e conte sua história!

Conte aqui nos comentários, ou em uma crônica no Wattpad ou Medium (uma outra ferramenta com proposta semelhante, mas com a qual estou menos familiarizado) a sua história, publique e compartilhe conosco! E se você acha que não tem nada a dizer, ou não sabe como, saiba que Hugh Howey, que deve ser o maior autor ligado a auto publicação na atualidade, publicou um livro de dicas de escrita para você.

Onde? No Wattpad.  Corre lá!

E hoje fico por aqui, torcendo para ver seus textos por aí.

Abraços,

Rodrigo Fernandes