Esses últimos dias em que discuti horrores com um dos amores da minha vida (sim um dos, porque eu amo várias pessoas de maneiras diferentes e sim isso é absurdamente possível… Mas será tópico de outro texto) e estava lendo “Problemas da Poética de Dostoiévski”, encontrei, na análise literária ou linguística alguma coisa de bom para ajudar a entender as pessoas e os livros. Vindo de quem vem, deve ajudar! (hahaha)
Nunca antes havia analisado o amor pelo viés da polifonia de Bakhtin, mas eu também sou ser humano, também me irrito, também choro e é isso aí! (E quem não curtiu vá fazer análises formais e estudar monofonia ou discurso monológico). E o melhor, eu, assim como todo mundo, discuto com pessoas que tem ideias diferentes das minhas, diferentes opiniões, diferentes personalidades… Porém sempre me policio para não me expressar mal e tentar entender o outro. Posso até não concordar, mas o entendimento independe da concordância.
E lendo o tal do Dostoiévski, ou a análise de Bakhtin sobre “os irmãos Karamazov”, percebi que não somos assim tão diversos da realidade literária dele. E olha que a realidade artística dele é cruel hein? Mas nunca vi algo retratar tão bem o humano e todas as suas contrariedades. Já tinha lido esse livro há tempos, mas acho que não tinha maturidade literária (olha que conceito interessante) para entendê-lo.
A polifonia dentro de um romance consiste em dar equipolência de voz a todos (e repito— TODOS—) os personagens. Ou seja, nenhuma opinião ou ideia se sobressai às outras porque aquele personagem é um rei e o outro é um cozinheiro. Eles “brigam” de igual para igual e dentro de suas individualidades.
Cada personagem é
um universo particular que se choca com tantos outros… Muitas vezes complementando-se!
Assim é a literatura e assim é o amor!
Quando o amor vira uma arena, é necessário, algumas vezes, que haja então a polifonia, para que haja um entendimento e para que sejam respeitadas as vontades, já que a vontade também é uma forma de expressão individual que deve ser respeitada e, de alguma maneira, afeta o outro.
Acredito que a polifonia pode ser uma parte interessante e integrante do amor (e estou falando somente de amor por enquanto e não de poliamor). Apesar do choque de ideias (e isso é o que a torna mais interessante) eles são iguais e individuais o tempo todo, o que me levou a pensar mais uma vez nas possibilidades de singularidades e pluralidades… E o tanto de possibilidades que existe no meio disso tudo… Entre o EU, o tu e o mundo!

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


