
A leitura de Arrabal e a noiva do capitão, da autora Marina Ferrari foi realizada depois de bastante tempo, e apesar de me concentrar na obra, logo de início não consegui me conectar com a história…
Trata-se da história de Giordano e Giuseppe, ou Arrabal, gêmeos que diferem muito entre si e que logo se verão disputando o amor de Luigia. Arrabal possui uma trupe de atores e vive circulando pelas cidades mostrando seu espetáculo de improviso. Seu irmão é um importante soldado do exército do Rei, mas só assumiu esse dever por causa de seu pai, que parece não se importar com Arrabal, tendo depositado todas as suas esperanças e sonhos no filho Giordano.
Arrabal é encantador e sempre tem alguma mulher caindo aos seus encantos, e não é diferente com a bela Luigia, que será prometida a seu irmão. Além dela, ele também encanta Vittoria, uma marquesa que abandona o luxo de um casamento cheio de posses [porém infeliz], para se juntar ao animado grupo de Arrabal: Mamma, Gigi, Vincenzo, Francesca, Dottore e Arrabal. Logo se junta à trupe a garota cega e costureira Caterina.
Confesso que o que me prendeu à trama não foi a história em si, mas o carisma dos personagens secundários. É como se eu tivesse vivenciado as dificuldades da trupe em conseguir uma refeição decente enquanto dividiam uma carroça apertada como lar. Graças à construção deles, que a autora soube inserir com suas dores e passados tristes, é que cheguei ao fim de suas mais de 360 páginas. Não que a história seja ruim, mas a meu ver, ela não possui um ritmo de deixar o leitor devorando seus capítulos. Talvez pelo fato destes serem longos, a leitura se mostrou um pouco cansativa… O que dificultou um pouco foram os trechos em italiano e alguns até em francês, de pequenas expressões ditas pelos personagens em alguns diálogos. Mas não a ponto de perder o fio da meada…
A narrativa é bem descritiva e me parece que a autora andou pesquisando para embasar a história com alguns fatos ocorridos na época em que o livro é ambientado. Isso contou alguns pontos positivos comigo ao longo da leitura…
Posso assegurar que da metade para o final, a história vai ganhando fôlego, os irmão se veem envolvidos em várias situações amorosas confusas e o leitor ora torce por um, ora por outro. Em paralelo, o passado dos membros da trupe vão surgindo, causando ao leitor maior empatia por eles e tendo esperança de que eles consigam um final feliz…
Em suma, não pretendo me aprofundar mais nos personagens, deixo ao encargo do leitor conhecê-los a fundo, mas posso garantir que o desfecho do romance se mostrou surpreendente. Todos os sinais estavam ali na história, o tempo todo, mas eu acabei não percebendo, e acredito que muitos só vão saber mesmo o desenrolar da trama ao final, assim como eu. [A não ser que você seja bem perspicaz…]
Arrabal e a noiva do capitão é uma publicação do selo Novas Páginas, da Editora Novo Conceito.
NOTA
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Submarino
Amazon
Amazon (ebook)
Ficha Técnica:
Título: Arrabal e a Noiva do Capitão
Autora: Marisa Ferrari
Editora: Novo Conceito – Novas Páginas
Ano: 2014
Páginas: 368
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


