[Resenha] A Resistência – Julián Fuks

0

“Ter um filho há de ser, sempre, um ato de resistência”

O narrador de A Resistência começa nos contando do seu irmão: Meu irmão é adotado, mas não posso e não quero dizer que meu irmão é adotado. Ele narra a história de seus pais que adotaram uma criança na ditadura argentina e a narração tenta se manter somente nas passagens em que o irmão se distinguia da família, a resistência em fazer parte dela. Mas também vemos a resistência dos pais à ditadura, a força para lutar e também para fugir. O livro fala sobre seu título e de formas diferentes que se entrelaçam em meio à leitura.

Porém o narrador não consegue se prender somente ao irmão ou até mesmo aos seus pais, ele narra muito dele mesmo, seus sentimentos em relação ao irmão, aos pais e ao seu país. Filho de argentinos, mas nascido no Brasil, ele também discorre muito sobre sua nacionalidade e parte do livro se passa em sua visita a Argentina.

Gostei muito da narrativa do livro que usa um linguajar diferente do que costumo ver. Não é rebuscado, porém não é simples, é algo delicioso de ler. Além disso os capítulos são curtíssimos e isso somado as 140 páginas do livro é uma leitura muito rápida.

A Resistência me surpreendeu positivamente já que esperava algo completamente diferente do livro. Seu formato me agradou bastante e o livro é do tipo que nos faz refletir, ou seja, algo ótimo para se ter em casa.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Submarino
Amazon
Amazon (ebook)

Autor: Julián Fuks
Origem:
Brasileira
Edição:
Editora:
Companhia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 144
Skoob