[Notícias] Os Moomins serão publicados no Brasil

2

Os Moomins, criaturas famosas na Europa e no Japão por aparecem em livros infantis adorados por muitas crianças, estão chegando ao Brasil publicados pela editora Autêntica.

Ao todo serão publicados nove títulos, mas por enquanto só há dois que já estão disponíveis: Os Moomins e o Chapéu do MagoUm Cometa na Terra dos Moomins. O primeiro fala sobre Moomintrol, o protagonista que desperta depois da hibernação do inverno e encontra um chapéu mágico de um ser macabro. O segundo é um pouco mais chocante, nele os personagens vão até às montanhas para assistir à passagem de um cometa, mas assistem ao fim do mundo quando esse acaba se chocando com a Terra.

Parecem temáticas bem diferentes para mostrar a uma criança, mas Sonia Junqueira, responsável pelos livros infantis da Autêntica, afirma:

Não se deve poupar a criança dos sentimentos considerados ‘para baixo’, pois eles existem, fazem parte da vida. Vivenciá-los, seja na realidade, seja em livros e filmes, faz parte do amadurecimento.

Na minha opinião de quem já trabalhou com crianças, a literatura é uma boa forma de trabalhar os mais diversos assuntos com as crianças e ajudá-las a lidar com sentimentos desconhecidos e, algumas vezes, difíceis de expressar. Mas não basta apenas ler o livro ou entregar na mão dela, é preciso conversar sobre o assunto, ajudá-la a entender a história e apontar diversos aspectos e pontos de vista.

Sete dos livros, incluindo esses citados, são recomendados para crianças a partir de 8 anos. Os outros dois serão para menores de 3 anos.

Via Folha de S. Paulo