Os Moomins, criaturas famosas na Europa e no Japão por aparecem em livros infantis adorados por muitas crianças, estão chegando ao Brasil publicados pela editora Autêntica.
Ao todo serão publicados nove títulos, mas por enquanto só há dois que já estão disponíveis: Os Moomins e o Chapéu do Mago e Um Cometa na Terra dos Moomins. O primeiro fala sobre Moomintrol, o protagonista que desperta depois da hibernação do inverno e encontra um chapéu mágico de um ser macabro. O segundo é um pouco mais chocante, nele os personagens vão até às montanhas para assistir à passagem de um cometa, mas assistem ao fim do mundo quando esse acaba se chocando com a Terra.
Parecem temáticas bem diferentes para mostrar a uma criança, mas Sonia Junqueira, responsável pelos livros infantis da Autêntica, afirma:
Não se deve poupar a criança dos sentimentos considerados ‘para baixo’, pois eles existem, fazem parte da vida. Vivenciá-los, seja na realidade, seja em livros e filmes, faz parte do amadurecimento.
Na minha opinião de quem já trabalhou com crianças, a literatura é uma boa forma de trabalhar os mais diversos assuntos com as crianças e ajudá-las a lidar com sentimentos desconhecidos e, algumas vezes, difíceis de expressar. Mas não basta apenas ler o livro ou entregar na mão dela, é preciso conversar sobre o assunto, ajudá-la a entender a história e apontar diversos aspectos e pontos de vista.
Sete dos livros, incluindo esses citados, são recomendados para crianças a partir de 8 anos. Os outros dois serão para menores de 3 anos.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


