[Coluna] Vida de Criança é Vida Boa

0

Fala Galera,

essa semana eu estou de volta com mais uma coluna temática. Dessa vez esse Tirando da Letra irá girar em torno de uma música que representa perfeitamente uma infância mais simples, mas não estou tão certo de que ela seja tão melhor assim.

Vem comigo para darmos uma olhada na música “O Menino Maluquinho” de Milton Nascimento presente no filme homônimo. Evidentemente essa obra é baseada na conhecida obra de Ziraldo que já originou filme, musical, livros derivados, séries de TV, filmes derivados baseados em personagens secundários… Toda uma multitude de apresentações desse universo alegre e criativo.  A música como apresentada no filme se encontra nesse vídeo. Dá uma olhada e eu já volto.

Vocês devem ter percebido que muito da música gira em torno dos seguintes versos:

“Vida de moleque é vida boa / Vida de menino é maluquinha / É bente-altas, rouba bandeira / Tudo que é bom é brincadeira”.

O vídeo apresenta diversas outras brincadeiras exemplificadas por Bente-Altas e rouba bandeira (se você estiver se perguntando, Bente-altas é como é conhecido o jogo de Taco/Bets em Minas Gerais). As brincadeiras de rua são importantes e divertidas e com certeza devem ser apresentadas a geração que está chegando, mas elas não são as únicas divertidas ou relevantes. Considero o contato com jogos de raciocínio e eletrônicos igualmente importantes.

Lembro ainda hoje de umas férias de verão que eu e um amigo resolvemos fazer um campeonato de tudo. Um dia foi utilizado para selecionar as atividades que entrariam no campeonato. Entre outras atividades, corridas de BMX foram realizadas em uma pista que nós pegamos em pás e enxadas para fazer, mas também jogamos diversos cartuchos de videogame, Diplomacia, War e Supremacia nos tabuleiros, gamão e xadrez também fizeram parte. O importante é conhecer todas elas e ser capaz de selecionar seus interesses, acima de qualquer coisa. O importante é brincar, minimizando as regras, se possível. O mundo já vai ser muito difícil mais para frente.

Abraços e por hoje é só de brincadeiras e vejo vocês semana que vem,

Rodrigo Fernandes

PS: Vocês podem ter percebido problemas na periodicidade das publicações.  A criação de pautas / gravações dos PocketEspecular, que estão sendo publicados aqui no Leitor Cabuloso também, tem conflitado com isso.  Então as colunas e o cast passam a sair a cada 3 semanas (cada semana uma publicação).  Semana que vem tem era Uma Vez… Rapidinho e na seguinte Cast.

PS2: Se você não sabe do que eu estou falando corre lá no post do PocketEspecular da semana passada e escuta.

PS3: Acabando de ouvir nos conte o que achou. Esse início, enquanto procuramos o formato do programa, é onde suas sugestões são mais efetivas.

PS4: Feliz dia das Crianças atrasados para crianças de todas as idades! Li uma frase sensacional sobre isso no FB: “A arte da vida é morrer jovem, o mais velho possível“.