Novembro é um bom ano para ser um escritor!
O projeto do NaNoWriMo (National Novel Writing Month) acontece todo mês de novembro e é o empurrão que falta para aqueles autores que não tem muito disciplina, precisam de um pouco de gás, estão bem perto de acabar um livro, tiveram uma ideia bacana que ainda não começaram ou simplesmente gostam de uma brincadeira.
A ideia é escrever é escrever 50 mil palavras em um mês, ou seja, praticamente um livro em quatro semanas. Nada impede que você escreva mais ou menos. Mas a ideia é manter o foco e tentar atingir pelo menos a meta mínima.
Em equipe é mais gostoso e o pessoal do Nanowrimo montou o projeto de modo que o andamento do seu livro possa ser compartilhado. Através do seu perfil, você pode contar o título e sinopse da sua história, marcar quantas palavras escritas por dia, acompanhar seu gráfico, interagir com outros autores em Fóruns e receber “badges” ou pequenos brasões ou distintivos a cada tarefa concluída.
E isso não é nem a parte mais legal!
O mais legal são os e-mails de incentivo que o Nano manda pra você. Cartas de autores publicados e reconhecidos dando dicas de escrita e da equipe do Nano que faz tudo para te deixar animado (até escrever para você fingindo que é o seu livro e implorando um “por favor, me escreva!!”). A lista de autores colaboradores muda a cada ano, mas listas anteriores já contaram com nomes como o de Neil Gaiman.
No fim do mês, se você atingir a 50 mil palavras, você está qualificado para receber alguns prêmios do Nano, que incluem descontos em vários brindes legais. No ano passado, eles colocaram um desconto para quem queria adquirir o Scrivener (na minha opinião, o melhor editor de texto para escritores jamais feito!)
Ou seja, é uma oportunidade bacana em todos os sentidos.
E, claro, você ganha o certificado especial!
Seja pelo gás, pela disciplina ou simplesmente pela brincadeira, vale a pena se jogar no Nano.
Novembro está aí! Não deixe de se cadastrar!