[Resenha + Sorteio] Por que Indiana, João? – Danilo Leonardi

1

João é um garoto normal, que gosta de jogar videogame, quer ter amigos para conversar sobre o que curte, mas na escola durante o recreio seu lugar é atrás de uma pilastra junto com Daniel, outro garoto não popular.

João sofre bullying, principalmente por Guilherme o típico garoto alto e forte que toda escola tem, que se acha no direito de atormentar diariamente a vida de João pelo simples fato dele ser diferente, ou nas palavras dele, esquisito. João não revida as provocações porque acha que não tem chances ou que a situação não melhoraria, ao contrário. Mas tudo muda quando ele já não aguenta mais e revida. O vídeo da briga que o amigo Daniel gravou vai para internet e BOOM João fica famoso. Não ganha mais apelidos de Guilherme, ele mesmo diz que deve ser chamado de Indiana João, homenagem a Indiana Jones.

E agora que os papéis inverteram, vemos uma grande mudança em João. Uma mudança pra melhor? Isso você tem que conferir na leitura de “Por que Indiana, João?” que traz muitos assuntos polêmicos em relação ao bullying. Como lidar com ele? Revidar é a solução?

Sofri bullying na época escolar e me identifiquei com muitas coisas. A escola que não toma posição, os professores que as vezes riem da piada que denigre um aluno. Hoje o bullying é muito mais falado e discutido do que na minha época. Ele nem tinha nome! Espero que hoje a situação dos alunos que sofrem desse mal tenha melhorado, que eles tenham instrução de como agir, como se defender.

“O problema é que a escola só se preocupa com a violência quando ela deixa uma marca visível” –  Pág. 96

Além disso, Danilo expõe também os casos onde o bullying finalmente vem à tona, porém tarde demais: com atentados na escola, onde o aluno volta para tirar a vida daqueles que lhe fizeram mal.

A leitura do livro é muito rápida e agradável. Como o primeiro livro de Danilo, ele se saiu bem. Só não gostei de algumas passagens, principalmente de diálogos que soaram um tanto artificiais. Quero continuar acompanhando o trabalho do autor porque já deu pra perceber que só tem a melhorar.

O livro de Danilo pode servir como alerta para um tema que nunca deve deixar de ser discutido enquanto ainda tivermos casos e casos, alguns gravíssimos de bullying principalmente nas escolas. É um livro bastante didático e pode ser usado como presente para garotos que sofrem, e porque não, fazem o bulllying.

Se você já passou pelo mesmo que João, irá se identificar bastante. Gostar de algumas atitudes dele, odiar outras, mas por fim compreendê-lo e torcer para que tudo acabe bem.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Amazon (ebook)

Autor: Danilo Leonardi
Origem:
Brasileira
Edição:
Editora:
Giz Editorial
Ano: 2014
Páginas: 255
Skoob

A querida Giz Editorial disponibilizou um exemplar extra para sorteio! Então se você ficou interessado no livro do Danilo, fique atento as regras e participe!

Como participar

1. Acessar o Rafflecopter abaixo.

2. Preencher todos os formulários – quanto mais entradas, mais chances de você ganhar!!!

3. Aguardar o dia do sorteio, dia 28/09

4. O livro será enviado em até 30 dias.

 

a Rafflecopter giveaway