João é um garoto normal, que gosta de jogar videogame, quer ter amigos para conversar sobre o que curte, mas na escola durante o recreio seu lugar é atrás de uma pilastra junto com Daniel, outro garoto não popular.
João sofre bullying, principalmente por Guilherme o típico garoto alto e forte que toda escola tem, que se acha no direito de atormentar diariamente a vida de João pelo simples fato dele ser diferente, ou nas palavras dele, esquisito. João não revida as provocações porque acha que não tem chances ou que a situação não melhoraria, ao contrário. Mas tudo muda quando ele já não aguenta mais e revida. O vídeo da briga que o amigo Daniel gravou vai para internet e BOOM João fica famoso. Não ganha mais apelidos de Guilherme, ele mesmo diz que deve ser chamado de Indiana João, homenagem a Indiana Jones.
E agora que os papéis inverteram, vemos uma grande mudança em João. Uma mudança pra melhor? Isso você tem que conferir na leitura de “Por que Indiana, João?” que traz muitos assuntos polêmicos em relação ao bullying. Como lidar com ele? Revidar é a solução?
Sofri bullying na época escolar e me identifiquei com muitas coisas. A escola que não toma posição, os professores que as vezes riem da piada que denigre um aluno. Hoje o bullying é muito mais falado e discutido do que na minha época. Ele nem tinha nome! Espero que hoje a situação dos alunos que sofrem desse mal tenha melhorado, que eles tenham instrução de como agir, como se defender.
“O problema é que a escola só se preocupa com a violência quando ela deixa uma marca visível” – Pág. 96
Além disso, Danilo expõe também os casos onde o bullying finalmente vem à tona, porém tarde demais: com atentados na escola, onde o aluno volta para tirar a vida daqueles que lhe fizeram mal.
A leitura do livro é muito rápida e agradável. Como o primeiro livro de Danilo, ele se saiu bem. Só não gostei de algumas passagens, principalmente de diálogos que soaram um tanto artificiais. Quero continuar acompanhando o trabalho do autor porque já deu pra perceber que só tem a melhorar.
O livro de Danilo pode servir como alerta para um tema que nunca deve deixar de ser discutido enquanto ainda tivermos casos e casos, alguns gravíssimos de bullying principalmente nas escolas. É um livro bastante didático e pode ser usado como presente para garotos que sofrem, e porque não, fazem o bulllying.
Se você já passou pelo mesmo que João, irá se identificar bastante. Gostar de algumas atitudes dele, odiar outras, mas por fim compreendê-lo e torcer para que tudo acabe bem.
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Autor: Danilo Leonardi
Origem: Brasileira
Edição: 1ª
Editora: Giz Editorial
Ano: 2014
Páginas: 255
Skoob
A querida Giz Editorial disponibilizou um exemplar extra para sorteio! Então se você ficou interessado no livro do Danilo, fique atento as regras e participe!
Como participar
1. Acessar o Rafflecopter abaixo.
2. Preencher todos os formulários – quanto mais entradas, mais chances de você ganhar!!!
3. Aguardar o dia do sorteio, dia 28/09
4. O livro será enviado em até 30 dias.
 


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


