Se você gosta de histórias, filmes, séries e livros de suspense que se passam no espaço, você realmente deve parar tudo o que estar fazendo agora mesmo e ler tudo o que eu tenho para dizer.
A Editora Novo Conceito trouxe para o Brasil a tradução do livro “172 hours on the Moon“, escrito por Johan Harstad. O lançamento chegou há pouco tempo às livrarias e desde que vi a sua enigmática capa já senti o pulso batendo forte: foi paixão à primeira vista.

Além dessa arte linda e realmente fascinante, outra coisa que me chamou a atenção foi o destaque da capa: “Todo mundo disse que a viagem à Lua seria a maior oportunidade da vida deles… Mas quem pode realmente saber o que existe lá fora?“
As 172 horas mais inquietantes das minhas últimas leituras
O livro “172 horas na Lua” chegou junto aos demais lançamentos do mês da editora e antes que eu pudesse me conter deu um pause em tudo o que eu estava lendo. Sabe aquele velho hábito de “só vou dar uma olhadinha para me preparar?” Pois é: o livro me amarrou de tal forma que eu não consegui deixá-lo antes de terminar de ler.
A história se passa em um futuro não tão distante, em 2018, quando a NASA resolve enviar uma equipe de astronautas para a Lua. A missão é cheia de suspense, trata-se de abraçar a oportunidade de descobrir o que houve anos atrás, quando da última visita do ser humano ao satélite.
As coisas para a NASA não andam muito boas nessa época, ela anda bastante desacreditada. Como forma de arrecadar fundos para a missão e elevar o prestígio da companhia, é definido que será feito um jogo na mídia, promovendo-se um sorteio mundial para escolher três adolescentes, de até 18 anos para ir para a Lua.
Os ganhadores do sorteio são três adolescentes que nunca se viram. Mia tem 16 anos, é vocalista de uma banda, mora na Noruega e definitivamente não quer ir para a Lua, mas vai. Midori, também com 16, é japonesa e vê a oportunidade de ir para a Lua como a chance de fugir da ditadura de seus pais e regras rígidas de seu país. O francês Antonie tem 17 anos e um coração partido. A oportunidade para ele é perfeita para fazer com que seu coração sossegue e ao mesmo tempo chamar a atenção de sua ex-namorada, Simone, que a deixou por outro rapaz.
A missão é muito simples: eles passarão 172 horas na Lua, pouco mais de uma semana. Ficarão na DARLAH 2, uma base lunar e desenvolverão as atividades de apoio à pesquisa que os demais astronautas vão desenvolver.
O problema é que ao chegar lá, as coisas começam a não dar muito certo.
Análise Crítica
O primeiro aspecto positivo do livro é a quantidade de imagens que existem entre as páginas. São imagens reais, outras são fotos. Essas imagens nos permitem que nos sintamos mais próximos a cada um dos eventos que está sendo narrado e fiquemos ainda mais encantados com o enredo.
As páginas são amarelas e a letra é de tamanho médio, o que proporciona um ritmo de leitura fácil e rápido. A própria escrita é bastante gostosa, contudo não é aprofundada, nem mesmo ao ser falado sobre ciências e acontecimentos históricos reais.
Trata-se de uma obra de suspense young adult, logo é preciso entender os sentimentos de confusão e se remeter ao lado adolescente que reside em nós mesmos para nos familiarizarmos aos protagonistas.
Os demais personagens também são bem curiosos e interessantes de se conhecer. São pessoas comuns, apesar de astronautas é possível sentir a aproximação, desmistificando-se essa profissão que é tão atrativa.
Por fim, o ritmo de leitura e suspense começa para valer quando eles chegam na Lua. Até lá você terá de enfrentar em torno de 115 páginas, que nos prepara. Porém, a partir do momento da partida do solo terrestre, as coisas saem de controle e se você teve dificuldade de chegar até aqui, provavelmente vai querer saber o que raios está acontecendo lá.
Para finalizar, o desfecho da obra me deixou surpresa. Não que não pudesse ocorrer, porém me senti tão envolvida na história que acabei me apegando aos personagens e torcendo pelo meu final.
Valeu a leitura, valeu a companhia e valeu a viagem.
Ao meu ver, se fosse um filme do gênero, seria muito bem sucedido.
Nota

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: 172 horas na Lua
Autor: Johan Harstad
Edição: 1ª
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581637099
Ano: 2015
Páginas: 288
Sinopse: 172 horas na Lua
O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 – um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer…
Prepara-se para a contagem regressiva.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


