Ao pensar na ideia para essa coluna, um dos primeiros jogos que me surgiu a mente foi To the Moon. Isso porque é um jogo focado exclusivamente na história. Ele tem alguns puzzles e por vezes você tem que encontrar objetos nas cenas, mas não há escolhas erradas e você é apenas uma ferramenta para se contar uma linda história.
A História
A Corporação Sigmound é uma empresa que altera memórias. Jhonny Wyles, um senhor que está muito doente, contrata os serviços da empresa, pois tem um grande desejo: ir à Lua. Porém ele não se lembra porque deseja ir para Lua, só sabe que é um desejo muito forte dentro dele. Assim os doutores Eva Rosalene e Neil Watts começam a trabalhar e explorar as memórias de Jhonny para além de descobrir o motivo pelo qual ele deseja ir à Lua, implementar essa memória para que ele possa morrer em paz.
Eva e Neil começam a visitar várias memórias de Jhonny da mais recente a mais antiga, descobrindo objetos e passando de memória em memória somente para que Jhonny possa acreditar que finalmente realizou esse desejo. Mas por que tal desejo tão peculiar? Por que visitar a Lua é tão importante e sendo tão importante por que Jhonny não se lembra do motivo?
Uma história de peso
Como disse acima, To the Moon te utiliza como uma ferramenta para contar a história, então grande parte do seu trabalho é apenas levar os personagens para onde eles devem ir. Há pequenos puzzles que são necessários para se passar de uma memória para outra, mas são sempre do mesmo tipo, aumentando um pouco a dificuldade a cada vez.
To the Moon é completamente focado no enredo e esse enredo traz uma história pesada, com grandes tristezas e desapontamentos. Como alívio para um drama tão forte o Dr. Neil é responsável pelas piadas e cenas engraçadas e To The Moon acaba, além de te deixar com um aperto no peito, te fazendo dar algumas risadas.
O jogo foi feito no RPG Maker então ele lembra muito aqueles RPGs do SNES e isso é ótimo para trazer uma sensação de nostalgia.
Não quero dar spoilers dessa história emocionante porque cada momento vale a pena, então recomendo que jogue e sinta a experiência de fazer parte de uma belíssima história.
Pontos Positivos:
- Focado em uma bela história
- Bom humor e diversas referências nerds
- Gráficos nostálgicos e bem feitos
- Tem o tamanho certo: nem muito curto e nem muito longo
Pontos negativos
- Para algumas pessoas, a falta de legendas em português pode atrapalhar a experiência, já que a história do jogo é o mais importante.
To the Moon
Nota no metacritic: 81/100
Plataformas: PC, Unix, MAC
Desenvolvido por: Freebird Games
Gêneros: Aventura