Não sei se já comentei por aqui, mas sempre que começa uma nova temporada de animes, assisto somente o primeiro episódio dos animes que me interessam (normalmente escolho vendo guias da temporada) e se o primeiro episódio me cativa, é de bom a médio eu assisto. Se já não me chama a atenção abandono e até agora nunca me arrependi. Ao assistir o primeiro episódio de Plastic Memories imaginei que seria um anime incrível. O plot dele me conquistou e tive que segurar as lágrimas no primeiro episódio.
Abertura
A história é a seguinte: em um futuro os andróides estão na moda, principalmente os Giftia que são muito parecidos com os seres humanos tanto na aparência quanto nos sentimentos. Com esse tipo de androide não é de se estranhar que ele seja usado como filho, neto, funcionário, amante e até pai ou mãe. Só que os Giftia tem um pequeno porém: um tempo limitado de vida. Chegando ao fim de sua contagem de horas, eles tem de ser recolhidos e esse é o novo trabalho de Tsukasa: ir até a casa do Giftia e o recolher de sua família/emprego/vida. Já dá pra ver que é um trabalho complicado e muitas vezes triste e por isso a regra é fazer dupla com um Giftia e ele é quem conversa e explica todo o processo para a família. A parceria de Tsukasa é Isla um Giftia que está já há algum tempo sem fazer o trabalho de campo e ele percebe que ela não gosta desse trabalho que, de acordo com as palavras da mesma é: roubar memórias.
Isso é um resumo do primeiro episódio onde Tsukasa já faz uma coleta que pode te desidratar se você for sensível. Com esse início, pensei que o anime seguiria focado nos Giftia, no trabalho de recolhê-los, mas me enganei. O anime passa a focar em Tsukasa e Isla, no relacionamento entre os dois que vai evoluindo e vamos descobrindo cada vez mais sobre eles, principalmente Isla.
Não foi bem uma decepção, mas acho que se o anime fosse focado no drama e não no romance ele se sairia melhor. Não foi ruim, não me entenda mal, só que nos primeiros episódios onde a relação dos dois é tratada a comédia é muito presente e achei essa parte um pouco forçada demais, sem graça, poderia ficar sem. O final é emocionante como já era de se imaginar, mas não foi um emocionante que me fez segurar as lágrimas, porém também não foi do tipo de colocar uma musiquinha em piano e ficar torcendo para que você se debulhe em lágrimas, foi algo bem moderado na minha opinião.
Ao terminar o anime me senti satisfeita com a obra como um todo, mas fiquei com o sentimento de que poderia ter sido melhor.
NOTA:
Encerramento
Nomes: Plastic Memories, Plamemo, プラスティック・メモリーズ
Número de episódios: 13
Foi ao ar em: 05 de abril de 2015 ~ 28 de junho de 2015
Gêneros: Drama, Romance, Sci-fi
Myanimelist