A primeira missão do novato Renan Carvalho foi muito bem cumprida. Em seu livro de lançamento, “Supernova – O Encantador de Flechas“, lançado no início de 2015 pela Editora Novo Conceito, Renan apresenta um mundo repleto de fantasia, magia e com excelentes, apesar de breves, referências à mitologia, além de um toque de crítica a sistemas autoritários, onde o governo limita a ação e o direito de ir e vir dos civis.
A primeira vez que ouvi falar do livro foi na Comic Con Experience em 2014, no próprio estande da Editora Novo Conceito, quando fui comprar alguns livros que queria. O vendedor, extremamente simpático e muito querido, me ofereceu também um material de divulgação de “Supernova” e desde então aguardei o lançamento. Quando pude, finalmente, le-lo, adorei a experiência!
Mas, calma, vou explicar mais sobre ele!
Fique por dentro de Acigam
O enredo de Supernova – O Encantador de Flechas acontece na cidade de Acigam, uma cidade murada e dirigida pela monarquia.
O povo de Acigam não está em seus melhores momentos: nas escolas, as crianças aprendem somente o básico e suficiente para trabalharem quando crescerem, o transporte público apresenta falhas constantes e os comerciantes não estão satisfeitos.
O que existe lá fora, ninguém mais sabe. O povo de Acigam não pode deixar a cidade desde que ela foi separada do restante do país por grandes muros, muito bem protegidos.
É nesse cenário que conhecemos Leran Yandel, um jovem que está prestes a terminar seus estudos e que não tem nenhum grande objetivo ou plano para a sua vida. Na escola, ele é um garoto comum, sendo seu maior destaque nas aulas com prática de arco e flecha. Em casa, ele é o filho mais velho de uma viúva e irmão de Luana, uma adolescente comum, que aparente estar em uma fase de visual dark. Mas, ele sabe um pouco demais: apesar de não se poder falar sobre isso, Leran sabe que existem outras coisas e ciências fora de Acigam.
“Inicialmente, ouvi falar que alguns indivíduos podiam modificar o ambiente à sua volta. Eram capazes de controlar o campo de energia que rodeava seus corpos e, a partir disso, alterar os elementos da natureza. Eles eram chamados vulgarmente de ‘magos’ e, no passado, foram caçados e punidos por essa prática.” (p. 23)
Essa ciência, chamada também de Magia, é algo que o fascina e seus conhecimentos são consequência dos ensinamentos de seu avô, Bretor. Tem mais: Leran sabe que existe magia dentro da própria Acigam e sabe que esses indivíduos são perseguidos.
“(…) Em todos os casos, precisarei estudar escondido como meu avô faz, a fim de saciar minha fome de conhecimento e manter minha mente saudável. Esse não é um futuro em que imagino viver. Sou muito maior do que tudo isso. Meu potencial é desperdiçado dentro desse sistema. Mas o que posso fazer para mudar? Unir-me à rebelião e arriscar a minha vida? Se eu morrer, nem um futuro terei, não é mesmo?” (p. 49)
Leran faz sua escolha, porém sua vida muda totalmente após presenciar a morte de um rapaz e conhecer Judra, uma adolescente muito bonita pela qual se encanta. Da amizade, surge a paixão e o relacionamento. Tudo parece caminhar às mil maravilhas até que no baile de formatura de Leran, ele começa a entender que está, assim como Judra e Luana, além de seu avô e outros amigos, envolvido no meio da batalha entre os magos e os silenciadores (pessoas que tem dispositivos tecnológicos e práticas para destruir e matar os dominadores da magia).
A partir daí nós, leitores, entraremos em uma nova fase da leitura onde pode-se esperar muita aventura, luta, personagens marcantes e episódios inesquecíveis.
O que posso adiantar a vocês é: podem aguardar muitas reviravoltas e surpresas que vão te prender à leitura, até seu desfecho.
Analise crítica
O livro é dividido em cinco partes: prólogo, partes I, II e II e parte final. Após, apresenta-se três apêndices, que servem como guias complementares para que os leitores entendam melhor as personagens e a história, bem como os fatos mais importantes. Ao final da edição, é oferecido um capítulo extra, escrito por Judra, que nos remete a um dos acontecimentos mais marcantes da obra. Para completar, o livro possui ilustrações incríveis, de cor branco e preto, com tons acinzentados, que é um verdadeiro presente para nós, leitores.
A escrita de Renan é muito bem feita: não é amarrada e dá liberdade para interpretarmos as cenas. As cenas de batalha, sempre definitivas para determinar se um autor sabe o que faz em um livro de fantasia, não é descritiva a ponto de cansar, porém não é mal escrita ao ponto de se tornar confusa ou sem nexo. São simples e funcionam: permitem que o leitor veja as cenas descritas em sua mente, enquanto ainda está lendo.
As páginas do livro são amareladas e a fonte é preta, de bom tamanho. A diagramação é comum e facilita o ritmo de leitura.
O livro possui 438 páginas e encerra com o anúncio de continuação de história a partir do volume 2: “Supernova – A Estrela dos Mortos”, que chega às livrarias em setembro. Logo, Renan começa a escrever o terceiro volume da saga.
Nota

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Supernova – O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Edição: 1ª
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 468
Sinopse: Supernova – O Encantador de Flechas
Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


