Sarah Dessen é bem conhecida lá fora por uma série de livros YA. Não conhecia a autora, mas pelo que pude perceber ela tem vários leitores aqui no Brasil e é muito querida por eles. Pensando nesses leitores a Seguinte publica Os Bons Segredos.
Sydney é uma garota com uma vida que provavelmente você e eu invejaria. Tem sua própria BMW, uma casa enorme e estuda em um colégio bem conceituado. Só que a vida faz com que não sejam tudo flores e a família passa por um momento complicado. Peyton, irmão mais velho de Sydney está preso depois de dirigir bêbado e atropelar um garoto, o deixando paraplégico. Tudo isso marcou a família profundamente, mas o que mais incomoda Sydney (e também deve incomodar você) é como seus pais lidam com a situação. A mãe de Sydney tenta dar todo o seu apoio para o filho e isso não é ruim, mas a forma com que ela faz, fingindo para si mesma que não é nada de mais, como se o filho estivesse fora em um acampamento ou faculdade e o pai que concorda com tudo o que ela diz, deixa somente para Sydney a culpa de tudo o que aconteceu. Ela deseja conversar sobre o menino que foi atropelado e teve sua vida mudada por causa do irmão, mas o assunto nunca é tocado e quando acontece ele logo é cortado.
“— Mas o que um garoto de quinze anos estava fazendo de bicicleta às duas da manhã, afinal?
Silêncio. Então veio a voz do meu pai:
— Julie…
— Eu sei, eu sei. Só fico me perguntando.” – pág. 72
Isso me irritou profundamente o livro todo. Sydney fica sempre em segundo plano por causa da preocupação da mãe em como Peyton está lidando com a prisão. Eu torcia para que ela se exaltasse alguma vez, para que falasse, bradasse, brigasse por mais que isso pudesse chatear seus pais que estavam lidando com aquela situação. Mas, para ser uma boa filha e poupá-los, ela se anula e aguenta tudo calada, por mais frustada que esteja. A capa do livro, com um carrossel e os cavalos fora dele me passou a mensagem de “libertação” e eu ficava esperando essa liberdade por parte de Sydney.
Os Bons Segredos foi para mim o caso do livro que não me identifico muito com a personagem principal, mas que me dou super bem com a amiga dela. Visando em mudar de ambiente Sydney muda de escola e assim faz uma nova amiga, Layla, que é praticamente o oposto de Sydney: desencanada, sincera e diz o que pensa. Quando Layla aparece o livro engrena e se torna muito mais divertido. Layla faz parte de uma família simples que tem uma pizzaria como negócio, ama visitar brechós e comprar roupas de segunda mão e assim pensar na história daquela peça, além disso ela é especialista em batata frita e tem todo um método para classificá-las além de come-las. Sim, “Os Bons Segredos” fala muito de comida. Pizzas e guloseimas estão muito presentes, as vezes nas entrelinhas, mas estão lá. Recebi uma prova da editora e um aviso da vontade de comer pizza após terminar a leitura: dito e feito.
Acabei o livro rápido, em uma semana 400 páginas foram devoradas. É uma leitura muito gostosa, não cansa e diverte. Só que, como Sydney não se impõe muitas coisas vão ficando sem resolver e quando chegamos às páginas finais elas se resolvem de uma maneira que me pareceu rápido demais. Gostaria que ela tivesse trazido à tona os problemas mais cedo e evitado diversos transtornos e só por isso “Os Bons Segredos” não leva nota máxima. Isso não muda minha opinião geral da obra: divertidíssimo. Se você é amante de YA, corra para a livraria! Os Bons Segredos está sendo lançado HOJE!
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
NOTA:
Autora: Sarah Dessen
Origem: Estrangeira
Título original: Saint Anything
Edição: 1ª
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 408
Skoob