Não. Apesar de levar o título de “O Príncipe de Westeros” e ter em letras garrafais o nome de George R. R. Martin, esse livro não é só mais uma história de George Martin no continente de Westeros. Aqui, apesar de escrever a introdução e o último conto desse exemplar (que conta com 10 contos), ele é apenas o organizador dessa maravilhosa obra. O livro no original se chama Rogues e isso não é à toa, afinal de contas a proposta do livro é levar aos seus leitores, experiências sobre personagens canalhas. Sim, patifes, traidores, ludibriadores, falsários e por aí. Todos aqueles personagens que nós sabemos não valer nada, mas por quais nos apaixonamos perdidamente. Alguns podem ser vilões, outros heróis; outros nada disso.
No original o livro conta com 21 contos no total. Na edição da Saída de Emergência Brasil, temos apenas 10 desses 21 e ainda sim o livro é bem extenso. Coisa de 480 páginas, grosso, com uma capa espetacular, toda bem trabalhada em suas cores e em alto relevo – o que achei o ponto alto do trabalho de edição.
Entre os tradutores, temos o nosso querido autor nacional Eric Novello, autor de obras como “Neon Azul” e “Exorcismos, amores e uma dose de blues”, responsável pela tradução do conto que abre a antologia, que é também de outro autor que todo mundo conhece e admira: Neil Gaiman, o premiado autor de Sandman e Coraline.
Pegando o gancho anterior, o conto de Neil Gaiman se passa no mesmo universo de seu livro “Lugar Nenhum”. O conto “Como o Marquês recuperou seu casaco” não é lá dos meus preferidos dessa antologia, mas é divertido de se ler. O seguinte conto é um dos meus preferidos: “Proveniência” do autor David W. Ball é uma ficção histórica sobre uma famosa pintura de Caravaggio que esteve desaparecida por anos. O conto narra a trajetória dessa famosa obra de arte através dos séculos, passando tanto pelas mãos de pessoas proeminentes, como pelas mãos de patifes, até chegarmos ao ponto onde sua história está sendo contada. Em seguida, temos o conto da autora de “Garota exemplar”, Gillian Flynn, o chamado “Qual é a sua profissão?”, que particularmente é um dos meus favoritos. Essa é uma história onde a autora levou a sério a missão de nos apresentar um patife. Levou tão a sério, que a própria autora que é a maior canalha desse conto! Ha-Ha. Quem leu, sabe do que eu estou falando.
Temos ainda o conto steampunk de Scott Lynch, uma fantasia épica com Phyllis Eisenstein, tratando de problemas sociais da nossa própria sociedade de uma maneira muito sutil, bem como contos bem populares, como o “Em cartaz” e até uma história de detetive. Esse é o tipo de antologia que agrada a todos os fãs e públicos da ficção especulativa. E foi essa diversidade o que mais me agradou.
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Submarino
Amazon
Amazon (e-book)
NOTA:
Título: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Título Original: Rogues
Organizadores: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Edição: 1ª
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9788567296364
Ano: 2015
Páginas: 480
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


