O que chamou minha atenção de imediato foi o nome de autor, claramente japonês. Nunca li nada de um autor japonês, tirando os mangás claro e tenho muita curiosidade, mas não foi dessa vez. Kazuo Ishiguro nasceu no Japão, mas com cinco anos de idade se mudou para Londres, então ele é praticamente inglês. Mas não se engane! Não estou dizendo que isso foi uma decepção ou que o livro é só mais um livro inglês. Ishiguro narra uma fantasia que se passa na Grã-Bretanha, mas uma Grã-Bretanha arrasada e muito diferente do que estamos acostumados a ver.
Somos apresentados a um casal de velhinhos, Axl e sua esposa Beatrice que vivem em uma vila localizada embaixo da terra, para fugir de impropérios do tempo, como também de criaturas como ogros e demônios. O livro começa nos deixando confusos com relação a lembrança das pessoas, que é praticamente inexistente, por exemplo Axl e sua esposa lembram que tem um filho, mas não lembram por que o filho não vive mais com eles ou o nome e rosto do próprio filho. E isso não se restringe ao casal, todos na vila se esquecem muito rápido de coisas muito importantes. Axl lembra de coisas do passado que parecem ter uma grande importância, mas ninguém mais se lembra. O casal decide sair para visitar o filho e assim talvez reaver suas lembranças e aqui descobrimos que a “névoa” como Beatrice a chama, não vale somente para a vila, todos na Grã-Bretanha são encobertos pela falha na lembrança.
Axl e Beatrice encontram outras pessoas que acabam tendo o mesmo objetivo: acabar com a névoa. Mas será que a falta de lembrança é mesmo uma maldição? A falta de memórias incomoda muito Beatrice, por exemplo, que não se lembra dos bons momentos com o marido, mas e os momentos ruins, valem a pena ser recordados?
A conclusão do livro me deixou um pouco confusa. A explicação sobre a névoa foi plausível e o livro conta com grandes nomes como o Rei Arthur e Merlin, mas algumas coisas ficaram sem explicação ou pode ser que não consegui entender. Quando terminei a leitura, fiquei com a sensação de ter lido algo muito bom, mas que me escapou algumas coisas. Se você já leu, por favor me avise para que possamos discutir e assim tirar minhas dúvidas.
Uma coisa que não poderia deixar de citar é o livro em si, que tem a capa e lombadas azuis. Isso já chama uma baita atenção para o livro e é meio impossível de vê-lo em uma livraria e não pegar para ver do que se trata.
Recomendo “O Gigante Enterrado” para quem gosta de uma boa fantasia, mas aquelas que possuem um significado oculto, uma lição nas entrelinhas.
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Submarino
Amazon
Amazon (e-book)
NOTA:
Autor: Kazuo Ishiguro
Origem: Estrangeira
Título original: The Buried Giant
Edição: 1ª
Editora: Cia. das Letras
Ano: 2015
Páginas: 396
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


