Sempre tive curiosidade e ouvi falar bem de Cira e o Velho. A oportunidade de ler finalmente veio com a parceria com a Giz Editorial (YEY!) e confirmo como uma ótima leitura!
Tudo começa com um relato sobre a obsessão com uma figura lendária: Cira. Depois de ver a figura da filha de bruxa com o rei-cobra em uma figurinha de um álbum qualquer, o narrador passa a querer saber tudo sobre aquela poderosa e bela mulher.
“…quero deixar bem claro que este relato não é sobre minhas viagens. Não é sequer sobre meu processo de obsessão. Quero falar sobre Cira.” – Pág. 11
Assim o livro nos conta das andanças do narrador em busca de pessoas que conheceram Cira ou que sabem algo sobre ela. Ele visita Dona Nhá uma senhora que jura que viajou com Cira e por meio de Nhá é que vemos grande parte dos relatos sobre as lutas da mulher.
Cira é filha de Norato, um rei-cobra que nasceu da paixão de uma índia por uma jibóia e de Guaracy uma bruxa com sangue de sereia. Guaracy é uma das muitas amantes de Norato, porém sua favorita, assim como a filha Cira. Só que a vida feliz de Guaracy e sua filha não dura muito tempo por causa da irmã de Norato: Maria Cananina que por causa de um pacto com o Rei das Mentiras precisa matar os filhos do irmão. Ela contrata o Velho, Domingos, um homem sem escrúpulos que mata índios por diversão e quando não os mata, escraviza. Ele é o grande vilão da história e responsável pela desgraça na vida de Cira e se torna um objetivo. Para ela, só a morte do Velho poderá lhe conceder paz.
Seguindo os relatos de Dona Nhá quando ainda era uma menina, assim como outros que cruzaram o caminho de Cira, fazemos um passeio pelo Brasil colonial narrado de forma mágica por Walter Tierno. Os personagens são cativantes e a trama cheia de ação te prende e ler Cira e o Velho é algo fluido, rápido e prazeroso. Há muitas lutas, sangue e violência assim como amor e amizade presente nas páginas desse livro. Os personagens se conectam e a história guarda uma surpresa no final.
Se você gosta do nosso folclore, acha que as lendas indígenas poderiam dar um ótimo livro, esse livro é Cira e o Velho. Não deixe de ler e apreciar essa ótima literatura nacional.
NOTA:
Autor: Walter Tierno
Origem: Brasileira
Edição: 1ª
Editora: Giz Editorial
Ano: 2010
Páginas: 232
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


