Depois de Laços onde a Turma da Mônica que fez parte das nossas infâncias foi adaptada de forma tão linda e emocionante, Vitor e Lu Cafaggi voltam trazendo Lições que não fica atrás de laços…
O título combina bastante com essa nova Graphic MSP. Tudo começa quando a turma esquece de fazer a lição de casa. Com medo da reação da professora e dos próprios pais, eles decidem fugir da escola. O plano (do Cebolinha, claro) dá errado e aí aparecem as Lições. Vemos em cada membro do grupo as consequências por seus atos e como os pais de cada um agem esperando além de dar uma lição nos filhos, aprender mais e fazer o melhor para eles. Mônica muda de escola, Cebolinha começa a consultar com uma fonoaudióloga, Magali entra em um curso de etiqueta e Cascão vai fazer aula de natação (imagina só). Com “cada um por si” eles almejam objetivos individuais, mas sem nunca deixar de pensar na turma reunida e sentir saudade das aventuras.
Mais uma vez Lições nos remete a nossa infância de forma magistral. Quem nunca teve medo de levar bronca da professora nos primeiros anos escolares e fazia um alarde por muito pouco? Quem não teve que separar dos primeiros amigos por algum motivo qualquer e esperava ansiosamente o fim de semana para reencontrá-los? São essas pequenas lembranças que nos vem à tona durante a leitura que faz Lições tão prazeroso e divertido.
No CabulosoCast #71 onde falamos de Laços, comentei que gostei muito da Magali e em Lições ela se firma como minha personagem favorita. Grande parte das passagens engraçadas da história vem com falas e atitudes dela, com um jeito desencanado de ser.
Outros personagens que não tiveram oportunidade de aparecer em Laços, marcam presença e abrem caminho para novas aventuras, como o encontro de Magali com Quindim e sua paixonite por ele. Além do Dudu, o primo da Magali que odeia comer e Tonhão, o garoto musculoso que persegue a turminha na escola.
Não dá pra definir Lições como melhor ou pior do que a Graphic anterior dos irmãos Cafaggi, na minha opinião ela ficou no mesmo nível, trouxe outras lembranças da nossa infância, outros sentimentos. Merece sem sombra de dúvida muitas outras e claro, cinco selos cabulosos.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Panini
Autor: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (personagens de Maurício de Sousa)
Origem: Brasileira
Ano: 2015
Número de páginas: 82
Skoob





![[Resenha] Um Pedaço de Madeira e Aço – Chabouté Capa da HQ. Uma ilustração mostrando na base um banco de praço com um balão amarrado. Boa parte da capa é preta formando a silhueta de folhas de uma arvore. No centro, sobre o fundo preto o nome do autor no topo, e em branco, no centro o título da HQ.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/05/UmPedacoDeMadeiraEAco-Site-696-390-218x150.jpg)


![[Quadrinhos] Na Vida Real de Cory Doctorow e Jen Wang / Jupati Books](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2016/02/In-Real-Lifefeature-e1456082480540.png)
![[Notícia] Papa-Capim: mais uma graphic MSP em 2016](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2015/12/destaque-notícia-papa-capim.jpg)


