[Resenha] Uma Visão do Fogo | Jeff Rovin e Gillian Anderson | Editora LeYa

5

leitor-cabuloso-parceria-leya-2015É inegável que a primeira coisa que me brilhou os olhos quando recebi a proposta de ler esse livro foi a assinatura de Gillian Anderson. Sim, ela mesma: a atriz que interpreta a agente especial do FBI Dana Scully, ao lado do elegantíssimo (e lindão!) agente Fox Mulder, da clássica série The X-Files (ou Arquivo-X).

A assinatura brilha aos olhos, tanto que na própria capa tem grande relevância. Ao seu lado, encontra-se a assinatura de Jeff Rovin, que honestamente ainda é um desconhecido para mim, sendo esse o único livro que li dele. Uma breve pesquisa pelo autor me mostrou que seu currículo é extenso e acredito que esse um livro pode ser o pontapé para que eu conheça outras de suas obras, em ocasião mais oportuna.

Contudo, vamos falar do lançamento que interessa: “Uma visão do fogo“, lançado pela Editora LeYa em 2014 e que se encontra em sua primeira edição, disponível em livro físico e em formatos digitais.

A visão da leitora

Pela própria sinopse do livro e pela autoria, eu esperava me deparar com uma obra de ficção científica, com um quê de mistério sobrenatural. Ponto positivo!

Com exceção da obra “Contatos imediatos de terceiro grau” de Steven Spielberg, livro já antigo que data de 1977, esse é o segundo livro que leio que trata de fenômenos paranormais. E foi uma excelente experiência!!!

“Uma Visão do Fogo” é o primeiro voluma da Saga do Fim do Mundo. Honestamente não sei quantos livros serão lançados, mas posso garantir aos leitores que vale a pena começar a leitura, pois o livro se fecha de forma que deixa um “quê” de vontade de continuar da mesma forma que encerra um episódio específico narrado. A decisão de continuar a leitura cabe, portanto, querido Cabuloso e querida Cabulosa, a cada um de nós (o que é excelente ao meu ver, pois detesto livros que encerram mal apenas para segurar o leitor, fidelidade não é assim que faz, amigos escritores #prontofalei).

Nas páginas, acompanhamos o empenho da psicóloga infantil Caitlin O’Hara ao lado de seu amigo Ben para ajudar a jovem Maanik, filha do do embaixador da Índia na ONU que está diante de um momento crítico e de tensão entre a Índia e Paquistão. Maanik presenciou um ataque a seu pai e partir desse evento começou a ter estranhas visões e comportamentos inexplicáveis, enquanto parece estar longe do controle de seu próprio corpo.

Paralelamente, outros eventos isolados começam a acontecer em outras partes do mundo com outros jovens que, aparentemente, não possuem ligação. Cabe à Caitlin tentar descobrir o que está acontecendo, tendo como principal objetivo ajudar no processo de cura de sua paciente, enquanto acaba descobrindo fatos importantes sobre si mesma que beiram o mundo paranormal, envolvendo visões ou episódios com fogo. Seria esse o prelúdio do fim do mundo? Cai acha que sim.

A história se encaixaria bem dentro de um episódio de uma série estilo The X-Files, sem dúvidas. Provavelmente esse é um dos pontos altos da utilização do nome de Gillian Anderson para destacar a obra.

Aos órfãos de Scully e Mulder, fica meu breve conselho: vocês podem se tornar saudosos e ansiosos pela continuação da obra de Gillian Anderson em parceria com Jeff Rovin. Eles vieram para trazer o fim do mundo e estão bastante empenhados na missão.

Análise Crítica

Recebi esse livro da Editora LeYa em formato digital e utilizei o aplicativo Aldiko para leitura em meu smartphone.

Quem lê livro digital sabe que um dos pontos principais é que o livro esteja bem formatado e que a diagramação, por mais comum que seja, propicie um bom ritmo de leitura, afinal escritores não fazem milagres sozinhos. E esse livro flui bem, flui muito bem!

O próprio tamanho da fonte ajuda, não precisei realizar alterações do tamanho original e ao longo de suas páginas, apenas encontrei um erro de revisão, em uma única palavra.

Mérito também dos escritores que criaram um universo interessante, porém não muito fora do mundo real, trazendo sensação de familiaridade com o leitor. Nesse aspecto, a criação de personagens e suas relações tem grande peso: são bem construídos e é sempre um prazer estar próximos deles, em especial de Caitlin, a protagonista que acompanhamos.

Os acontecimentos também possuem linha lógica, não se portando, portanto, como uma obra que beira o mundo fantástico, exigindo do leitor a criação de um universo paralelo e exclusivo. Ao meu ver, essas características são indispensáveis para livros do gênero.

Em breve espero adquirir o volume físico para minha estante. E aguardo a continuação da saga, por pura escolha, pois quero saber até onde isso vai, pois uma visão do fogo que leva ao fim do mundo eu já tive.

Nota

05-selos-cabulosos

 

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Amazon
Amazon (e-book)

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
UMA_VISAO_DO_FOGONome: 
Uma Visão do Fogo – Saga do Fim do Mundo # 01
Autor: Jeff Rovin e Gillian
Edição:

Editora:
LeYa
ISBN: 9788577345014
Ano: 2014
Páginas: 304
Sinopse: Uma Visão do Fogo

O primeiro romance de Gillian Anderson, protagonista da série Arquivo X no papel da agente Scully, é um thriller de ficção científica de proporções épicas.
A especialidade de Caitlin OHara, uma renomada psicóloga infantil, é ajudar crianças e jovens que sofreram algum tipo de trauma. Mas sua vasta experiência é desafiada quando Maanik, filha do embaixador da Índia na ONU, começa a ter visões, falar línguas desconhecidas e se autoflagelar em uma espécie de transe. Caitlin tem certeza de que os ataques estão ligados à recente tentativa de assassinato do pai da menina, fato que provocou uma tensão nuclear entre Índia e Paquistão. Mas quando adolescentes de outras partes do mundo começam a ter visões semelhantes, Caitlin percebe que uma força oculta pode estar por trás do fenômeno…
Sob a iminência de um conflito global, Caitlin terá que viajar por diversos países em busca de possíveis ligações paranormais entre os incidentes a fim de salvar não apenas sua paciente, mas talvez o mundo.