[Resenha] Star Wars: Provação de Troy Denning

0

Sinopse:unnamed

UMA ÚLTIMA AVENTURA PARA HAN, LUKE E LEIA. STAR WARS: Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

Quando a Disney comprou Star Wars, ela alterou o que é considerado Canon (oficial), e com isso todo o Universo Expandido existente foi colocado no selo Legends, para que novas histórias pudessem ser feitas em um novo UE que ficasse de acordo com os novos filmes a serem lançados. Provação é, cronologicamente, o último livro do velho UE de Star Wars, escrito pro Troy Denning, autor de dezenas de outros livros de SW.

O livro é uma última aventura de Han, Leia e Luke, além de outros personagens icônicos como Lando Calrissian, e uma passagem de bastão para os personagem mais novos que surgiram no Universo Expandido. Ao pesquisar sobre o livro na internet, antes de começar a leitura, vi uma série de opiniões bastante negativas sobre o mesmo, mas resolvi que o leria de mente aberta, sem levar opiniões alheias em conta, e foi melhor a coisa que eu poderia ter feito.

A história trata de Han e Leia visitando Lando Calrissian, que precisa de ajuda pois está tendo problemas com uma operação que possui num sistema onde há muitas dificuldades de comunicação. Luke, que vai até as proximidades para tratar de outros problemas, acaba também se envolvendo. Quem ameaça os negócios de Lando, e também de toda galáxia são os irmãos Qreph, Marvid e Craitheus, que são de uma raça que é incrivelmente inteligente. Os irmãos Qreph tem conexões em toda galáxia, e querem deter o domínio econômico da mesma nas mãos, usando de todos os modos disponíveis, limpos ou não.

Eu gostei da escrita do Denning, mesmo sendo o primeiro livro dele que eu li. É agradável, bastante direta e funciona bem com o ritmo que a história tem. Um ponto que pode preocupar alguns é que esse livro tem uma gigantesca história pregressa de todos os livros do Universo Expandido de Star Wars, mas isso para mim não foi um problema. Todos os personagens e menções de histórias passadas são explicadas de forma eficiente e sem se estender muito. Já outros livros lançados pela Aleph que se passam logo após os filmes ou entrem episódios não apresentam essa situação.

Chewbacca, por exemplo, já morreu há muito tempo na época dessa história, e tanto Luke quanto Leia e Han tem filhos, os que dariam continuidade nas história do UE. Dá pra perceber que ocorram muitas coisas, guerras, política, outros Siths e tudo mais. Como disse, para mim isso foi bem explicado, quando necessário, e ficou até uma sensação legal que o universo é cheio de história, tem profundidade, coisas ainda a se explorar.

A história é interessante. Gostei da abordagem dos vilões não serem o Império ou os Sith, mas aliens que usam o poder econômico para dominar a galáxia e a política, mas que tem objetivos ainda mais obscuros em suas atividades. Sim, há Siths envolvidos, mas eles não são os grandes opositores. Há algumas passagens que não gostei muito, algumas partes da trama que são um tanto confusas e alguns conceitos que não entendi direito. Em certo momento o livro fala em espíritos de força e como eles podem possuir não utilizadores da força. Não sei se esse tipo de coisa foi mostrada em outros livros anteriores, mas achei bem estranho.

A história não tem nenhum grande Deus Ex-Machina ou algo do tipo, mas fica um tanto enrolada quando Han é mantido refém, e é estranho pensar que aliens tão absurdamente inteligentes como os Qrephs pudessem errar como erraram em mante-lo sob controle. Fora isso o livro mantém um ritmo legal.

No geral é um livro divertido, de leitura agradável e que termina bem rápido. Tem alguns pontos da trama que gostei bastante e outros nem tanto, mas entre altos e baixos é uma história sólida e bem conduzida que fechar as aventuras dos selo Legends de Star Wars.

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

3,5 Selos Cabulosos

logolucas_vectorized (1)Editora: Aleph
Autor: Troy Denning
Origem: Estrangeira
Título original: Crucible
Ano: 2015
Número de páginas: 408
Skoob