No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.
Primeiro gostaria de dizer que não faço a menor ideia de como se escreve um livro a quatro mãos. Não é qualquer forma de crítica, apenas de uma dúvida que sempre tive. Porém é seguro dizer que essa história saiu das cabeças de Michael Cassut e David S. Goyer, dois roteiristas de cinema e TV americanos.
Sombra do Paraíso é uma história sobre um objeto celeste que se dirige à Terra, e é apelidado de Keanu (sim, referência ao ator Keanu Reeves). Eu explico, por se tratar de um NEO (Near Earth Object, ou Objeto Próximo à Terra), e essa sigla lembrar o icônico personagem Neo de Matrix, interpretado por Keanu Reeves, o asteroide ficou conhecido popularmente por esse nome. De qualquer forma tanto a Nasa quanto uma coalizão espacial formada pro Brasil, Rússia e Índia lançam naves com o intuito de pousar no objeto e estudá-lo.
A história gira em torno de Zack Stewart, chefe da missão norte americana, e seus companheiros, assim como sua filha na Terra e o controle da missão da Nasa. Depois de superados os desafios de pouso, as equipes de ambas as missões passam a trabalhar juntas na exploração do asteroide e fazem uma série de descobertas inacreditáveis: há vida em Keanu.
O modo como a história é contada é bem dinâmica e a leitura progride bastante rápido. Os mistérios da exploração de Keanu impulsionam a vontade de descobrir o que afinal está acontecendo e, quando as coisas parecem começar a se esclarecer, novos acontecimentos ainda mais incríveis prenderam novamente minha atenção.
A escrita é bastante direta e não perde tempo com descrições. Isso é bom pois imprime um ótimo ritmo de leitura, mas senti que falhou um pouco no desenvolvimento de personagens. A narração não consegue descer muito além da superfície, e mesmo as passagens mais emotivas são narradas de um modo muito factual. Como consequência, o livro me pegou mais pela trama e pelo mistério do que por realmente me importar com os personagens.
Em relação à trama, há o uso de conceitos muito interessantes de vida e pós-vida, ligados com uso de tecnologias avançadas e raças superiores, isso tudo é realmente bem bacana e torna a história mais interessante. O final da história é bastante inusitado, para mim, pelo menos. Eu realmente não esperava pelo desfecho que teve, mas achei uma decisão interessante. O bom é que é um final bem definido, mas ainda assim fica a sensação de que há espaço para uma continuação. Ah, e a edição da Aleph é bem bonita e agradável de ler, recomendo!
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Editora: Aleph
Autor: David S. Goyer e Michael Cassutt
Origem: Estrangeira
Título original: Heaven’s Shadow
Ano: 2015
Número de páginas: 456
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


