Anne Rice. Stephen King. Neil Gaiman. JK Rowling. George Martin. Sylvia Day.
Se você conhece os autores acima, é bem provável que tenha lembrado de um estilo específico ao ler cada nome. É difícil pensar em Rice sem pensar em vampiros ou em Rowling sem pensar em fantasia infanto-juvenil. King é o nome do terror. Martin da fantasia medieval. Gaiman traz seu estilo fantástico muito único e Day sua literatura erótica.
Um estilo. Um autor.
É normal que, enquanto escritor, você se identifique mais com um estilo e desbrave as águas ao redor desse contexto. É mais fácil para conquistar o público e mantê-lo fiel. É mais fácil para elaborar novas histórias.
É mais fácil.
Mas nem sempre é o melhor.
Principalmente no início de carreira.
Peço licença para dar um exemplo pessoal: Eu amo horror! Tem algo nas histórias de Lovecraft, Poe e Le Fanu que parecem cutucar uma parte muito especial da minha alma.
Sou absolutamente apaixonada pelo estilo, mas… não sei escrever.
Já tentei escrever horror, mas simplesmente não dá certo.
Muitas vezes, enquanto autores, somos levados – por ninguém além de nós mesmos – a escrever o estilo com o qual mais nos identificamos como leitores. No entanto, ser leitor e ser escritor são duas atividades curiosamente opostas.
Não se atrele de forma definitiva a um único estilo antes de começar a escrever. E arrisque! Aproveite o começo da carreira para tentar novos gêneros, atreva-se com pseudônimo caso não queira confundir o público já conquistado. Mas inove.
Inove seu gênero, seu estilo… inove a si mesmo.
Escrita é um caminho. E no percurso você pode acabar descobrindo que quer ir para um lugar diferente do que imaginou antes de começar a jornada.
Você pode se descobrir um excelente leitor de realismo psicológico e um escritor ainda melhor de ficção científica. Não se rotule. Ouse.

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


