[Coluna] Cantando em prosa e verso

5

Fala Galera,

a coluna de hoje já está na minha cabeça tem algum tempo, e hoje vamos ler sobre músicas sem música.  Para quem está um pouco confuso, explico…

Trago hoje algumas músicas que não foram originalmente compostas, mas escritas em prosa para atender um propósito no livro.  A letra é, de certa forma, fácil para o autor, mas a parte musical acaba adiada até o momento em que ela se torna necessária (nesse caso, os filmes).

A primeira música que trago é “The Hanging Tree” do livro Mockingjay (“Esperança”) da trilogia Jogos Vorazes. Essa música é especialmente importante por ter um papel relevante na trama sendo ao mesmo tempo uma lembrança da infância da protagonista e um chamado a batalha para a revolução que se avizinha.  Com a letra escrita pela autora, o primeiro tratamento foi dado pelo pessoal da banda de indie folk Lumineers.  Em um primeiro momento, a atriz Jennifer Lawrence iria dublar a canção que seria cantada por uma intérprete, mas no fim das contas a versão que vale é a composta por James Newton Howard e cantada pela atriz.

“Are you, are you
Coming to the tree
Where they strung up a man
They say have murdered three.
Strange things did happen here
No stranger would it be
If we met at midnight
In the hanging tree.”

E o Harry Potter?

Na sequência queria trazer, também, deixando para trás essa linha mais dramática, os Weird Sisters de J.K.Rowling. No quarto livro da série Harry Potter, diferentes escolas se enfrentam pelo Cálice de Fogo e como parte das festividades um grande baile de gala é realizado.  Esqueçam tudo que sabem sobre bailes de gala, pois aqui encontraremos monstros, poções e muito rock ‘n’ roll se manifestando.  A banda reunida contava com músicos do Radiohead e Pulp entre outras e  fazendo a performance de Do the Hippogriff, Magic Works e This is the Night durante o “Yule Ball”.  Apesar de irrelevantes para a trama o show é muito divertido trazendo uma das melhores cenas do filme (para quem é apaixonado por música como eu).

 

E da mesma maneira, uma infinidade de músicas foram escritas, sem serem verdadeiramente compostas.  Quais suas favoritas?  Vocês podem contar nos comentários aí embaixo.

E com isso fecho a coluna da semana tentando não sair do tom. Como eu mencionei antes, surpresas se avizinham e podem chegar a qualquer momento.  Conto com a torcida de todos…

Abraços,

Rodrigo Fernandes