[Coluna] A Grande Saga de The Witcher

4

Sisudo, de cabelos longos e olhos amarelos, assim é Geralt de Rívia. Protagonista de um dos jogos mais esperados desse ano, a adaptação da obra de fantasia do Polonês Andrzej Sapkowski já foi reproduzida no cinema, na TV, em graphic novels e é responsável pela popularização dos livros tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e Inglaterra. O tema da vez é a franquia The Witcher.

 

Olhem! É o Lobo Branco!

witcher 1No mundo criado por Andrzej Sapkowski, bruxos são caçadores de monstros que foram treinados desde seu nascimento para desenvolver habilidades incríveis. São geneticamente modificados e não podem gerar descendentes, seus poderes não se limitam às técnicas de luta, mas abrangem um grande conhecimento da magia, meditação e produção de poções.

Geralt de Rívia é considerado um dos mais poderosos bruxos de seu mundo, tendo obtido destaque quando criança ao mostrar grande tolerância nos processos experimentais do seu treinamento. Sua aparência é intimidadora e sua pele e cabelos carecem de pigmentação devido aos testes na infância, lhe garantindo um visual sem cor e cabelos brancos que contrastam com o amarelo vibrante de seus olhos.

Muitos o consideram um mercenário, não obstante Geralt ganha a vida resolvendo problemas, matando homens, vampiros e lobisomens em troca de dinheiro, mulheres e uma taverna para passar a noite.

 

Um mundo fantástico e sem nome

Com uma região sul sendo tomada pelo crescente Império de Nilfgaard e os Reinos do Norte enfraquecidos, o continente onde as histórias se passam nunca foi nomeado pelo autor, mas um mundo repleto de fantasia e magia, onde Elfos, Anões, Humanos, Gnomos e centenas de seres míticos vivem em tensão é um prato cheio para os amantes do gênero. Abordando problemas políticos e guerras entre grandes reinos, problemas populacionais e discriminação racial, Sapkowski tenta criar empatia por personagens que possuem tons de cinza, sem defini-los como bons ou maus. Você lembrou de um outro autor de fantasia, né?

Mas não pense que esse velhinho polonês (outra coincidência?) está se aproveitando dessa tendência, pois o primeiro conto a se passar no mundo criado por ele foi lançado em 1986 para um concurso de uma revista de ficção cientifica e fantasia polonesa. O nome do conto? The Witcher.

Mas começar a leitura dessa obra nem sempre é uma coisa fácil. Dividida em duas antologias sobre o passado do protagonista, uma saga atualmente com cinco livros e os jogos se passando após os ocorridos da obra em que foi baseado, é preciso um pouco de pesquisa pra entender como proceder. Vamos lá.

 

Os livros

witcher 2Como os contos sobre Geralt já tinham sido publicados em revistas, as antologias O Último Desejo (The Last Wish) e A Espada do Destino (The Sword of Destiny) foram produzidas juntas, mas seu lançamento foi invertido, sendo a segunda, A Espada do Destino, lançada em 1992 e a primeira em 1993. A versão brasileira foi lançada na ordem correta pela Editora Martins Fontes respectivamente em 2011 e 2012. A editora também é responsável pelo lançamento da saga principal no Brasil.

Situada após o término da primeira grande guerra entre o Reino de Nilfgaard e os Reinos do Norte, a saga principal do bruxo Geralt possui cinco livros. O enredo começa quando Nilfgaard ataca o Reino de Cintra e a jovem Ciri foge após o suicídio de sua avó, a Rainha Calanthe. Ciri não é só importante para o inimigo por seu sangue real, mas também por sua afinidade com a magia. É nesse meio que O Lobo Branco entra como protetor e mentor da jovem que deve desenvolver suas habilidades mágicas enquanto foge de seus caçadores e luta contra um poder que não consegue controlar.

Sangue dos Elfos (Blood of Elves) foi lançado em 1994 e ganhou o prêmio polonês Zajdel de Melhor Literatura de Ficção Científica ou Fantástica. Obteve sua tradução para o inglês em 2008 e em 2013 foi lançado oficialmente no Brasil.

Tempo de Desprezo (Time of Contempt) foi lançado em 1995, sendo traduzido para o inglês apenas em 2013 e lançado no Brasil em 2014.

Batismo de Fogo (Baptismo of Fire), na tradução livre, foi lançado em 1996 e traduzido para o inglês em 2014, porém ainda não possui data de lançamento nacional.

The Swallow’s Tower (algo como A Torre da Andorinha) e Lady of the Lake (Dama do Lago) foram lançados respectivamente em 1997 e 1999, não possuem tradução para o inglês e nem prazo para lançamento nacional, embora espera-se que sigam o padrão dos anteriores e sejam lançados um a cada ano.

 

Mas e o jogo?

Um dos maiores Blockbusters dos jogos de 2015, The Witcher 3 – Wild Hunt chegou com força e qualidade, mas a série teve um início tímido com o lançamento do primeiro título no longínquo ano de 2007 como primeiro trabalho da produtora polonesa CD Projekt RED.

Executado na Aurora Engine, da famosa BioWare, o jogo é um RPG de Rack and Slash e se passa algum tempo depois da conclusão dos livros. Após um acidente que aparentemente matou Geralt, ele volta à vida sem lembrar do que aconteceu. Depois de ser resgatado pelos últimos bruxos do mundo, ele é levado para Kaer Morhen onde descobre que existe algo de errado referente aos seus colegas de profissão.

Lançado inicialmente apenas para computadores, o primeiro jogo da série foi recebido com entusiasmo pela crítica e ficou com uma média de 86/100 nas análises mundiais. Vale salientar que amantes de RPG no estilo Mass Effect podem encontrar uma ótima aventura que usa de escolhas para guiar a narrativa com a possibilidade de exportar suas decisões para os próximos títulos.

E finalmente, The Witcher 3 – Wild Hunt vem para fechar a trilogia da melhor forma, tendo ganhado o título de jogo mais aguardado de 2015, seu enredo se foca na busca por Ciri, a chamada child of prophecy que possui um potencial de poder que todos querem controlar. Não bastando a importância do sangue que corre nas veias da menina, Geralt tem que lidar com o temor incontrolável da população causada pelas recentes aparições de cavaleiros-fantasmas, conhecidos como prenúncio de guerra, da morte e da fome. Eles atacam vilarejos durante as noites de inverno, e sempre deixam sua marca no céu, uma Aurora Borealis.

 

Prepare-se para a caçada!

É isso mesmo! Amole a espada, tome poções e descanse em uma taberna antes da aventura ou apenas encontre um canto confortável para começar a leitura de uma saga imensa e cativante que tomou o mundo dos jogos e está enchendo as estantes das livrarias com seus diversos volumes. E se você é um órfão de Game of Thrones, aguardando incansavelmente o Ventos de Inverno, não se acanhe e entre em mais um mundo fantástico, repleto de intrigas, monstros e tudo o que o gênero merece.