Em um momento de frenéticas mudanças no mundo editorial, parece que novas formas de leitura, compra e venda de livros estão surgindo a cada semana. O último a jogar com o paradigma é Paulo Coelho, que esta semana botou dois de seus livros disponíveis on-line. No que ele chama de “método reverso da venda de livros”, o autor best-seller brasileiro sugere que os leitores paguem apenas se gostarem do que leram.
Coelho está oferecendo aos leitores a versão em inglês do seu livro de não-ficção O Manual do Guerreiro da Luz, de 1997, e da versão em português do seu romance Brida. O primeiro, que compila ensinamentos, pensamentos e histórias filosóficas, podem ser encontradas em seu perfil na editora Inkitt Digital, assim como em seu próprio blog, onde ele pode ser baixado como um e-book. Ele também promete fazer o mesmo para mais edições de seus livros em português e em espanhol.
Mais precisamente, ele está oferecendo quatro quintos do trabalho em Inglês (“Eu não tenho a versão completa. Faltam algumas páginas, o que não estraga a leitura“, ele esclarece em seu blog). Em uma nota, que seus leitores vão encontrar depois de terminarem os primeiros capítulos do livro, o autor de O Alquimista escreve: “Caro leitor, se você gostou do texto, por favor compre-o –, então podemos dizer ao mercado editorial que esta ideia não prejudica o negócio“.
Esta não é a sugestão de publicação mais radical que o grande populista fez. Ele tem sido um entusiasta de downloads ilegais de sua escrita. Desde que a edição russa pirata de O Alquimista foi publicado on-line em 1999, as vendas têm sido crescentes. Em 2012 ele juntou fileiras com o site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay, invocando os “piratas do mundo” para “se unir e piratear tudo que eu já escrevi“, e colocar para fora sua oposição às leis de pirataria em termos inequívocos.
Com mais de 25 milhões de fãs no Facebook, mais de 10 milhões no Twitter e quase um quarto de milhão no Instagram, Coelho é adepto de técnicas de crowdsourcing: para seu último livro Adultério, coletou mais de 1.000 e-mails em que seus fãs, de boa vontade, compartilharam histórias pessoais de infidelidades.
Ele não está, no entanto, pedindo aos leitores que experimentem quando se trata de onde ir para pagar pelas obras – seu site oferece links para lojas online como a Amazon, Barnes & Noble e iTunes. Vai ser interessante ver como muitos de seus leitores de língua inglesa farão para pagar a obra toda apenas pelos faltantes 20%.
Via The Guardian

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


