[Notícia] Han shot first? Roteiro original de Star Wars responde a pergunta!

0

A decisão de George Lucas de ter Greedo atirando primeiro em Star Wars: Uma Nova Esperança gerou muita controvérsia através dos anos, com o diretor afirmando que este sempre foi o plano. Bem, o roteiro original do filme foi descoberto e ele finalmente revela a verdade.

É uma discussão que vem acontecendo por anos: Quem atirou primeiro: Han Solo ou Greedo? A versão original do cinema de Star Wars indicou quem havia sido o primeiro, mas as alterações feitas por George Lucas através dos anos tornaram isto menos claro, com Greedo sempre sendo mostrado como aquele que atirou primeiro. O cineasta defendeu esta versão por várias vezes, alegando que sempre foi a sua intenção que Greedo puxasse o gatilho antes de Han, mas parece que agora nós temos a resposta definitiva sobre isso.

De acordo com o CBC (via The Playlist), o roteiro original – datado como sendo do dia 15 de março de 1976 – para Star Wars: Uma Nova Esperança foi encontrado na livraria da Universidade de New Brunswick. Acredita-se que seja a quarta versão, mas ainda constam coisas diferentes como Luke Skywalker sendo Luke Starkiller. Apesar disso, o bibliotecário Kristian Brown afirma que, “baseado no roteiro, posso te dizer com 100% de certeza, que Han atirou primeiro”.

Isso resolve a discussão? Na verdade não, já que Lucas pode simplesmente ter mudado de ideia durante as filmagens para a versão que conhecemos e não ter podido fazer as alterações na época! Mas isso pelo menos nos mostra que Han originalmente deveria atirar primeiro, mas não espere respostas de Harrison Ford sobre isso enquanto ele estiver promovendo Star Wars: O Despertar da Força em dezembro. Perguntado sobre isso pela primeira vez no último ano, o ator disse: “Não sei e não me importo“.

Assista abaixo uma compilação da primeira versão de Star Wars e a remasterizada por George Lucas:

Via Comic Book Movie