[Mangá] Zero Eterno (Eien no Zero) Vol. 1 | Editora JBC

1

Quando a JBC anunciou o lançamento de um mangá tendo como tema a Segunda Guerra Mundial eu sabia que teria de comprar para conferir. Acho que todo mundo que acompanha o site já tá cansado de saber que gosto de ler sobre o tema. Portanto, vamos seguir em frente e falar sobre Zero Eterno que conta a história de um piloto na 2ª Guerra Mundial.

zero1

Acho que o termo kamikaze não é incomum para ninguém. Os pilotos que saem em missão com o intuito de dar a própria vida para cumpri-la. Kentaro Saeki acaba descobrindo que seu avô era um piloto kamikaze. Ele é “recrutado” pela irmã para fazer uma pesquisa e descobrir mais do avô que até pouco tempo atrás eles nem sabiam que existia. Como Kentaro está com a vida estagnada e não sente motivação para seguir em frente com os estudos, acaba topando ajudar na pesquisa da irmã.

Eles seguem à procura de veteranos de guerra que conheceram seu avô, Kyuzo Miyabe, para saber mais sobre ele. Os irmãos querem saber a verdade com relação aos Tokkotai, o esquadrão suicida. Será que eles eram os terroristas do passado? Pessoas que davam a vida cegamente por um ideal?

zero2

Logo eles encontram um senhor que foi do mesmo esquadrão de Miyabe e ele logo de cara diz que o avô de quem Kentaro quer saber o passado era um covarde. Isso porque ele prezava a própria vida e não estava pronto a oferecê-la pelo seu país como todo piloto deve fazer. Em todas as missões Miyabe se mantinha afastado do centro da batalha e sempre voltava sem nenhum arranhão. Consequentemente vários pilotos morriam em cada missão e o veterano, Sr. Hasegawa, parece sentir um profundo rancor contra Miyabe.

zero3

Mas será que temer pela própria vida é ser um covarde? Será que Miyabe era realmente alguém que só se importava consigo mesmo? Ficamos sabendo nesse primeiro volume que a pesquisa de Kentaro em relação ao seu avô muda completamente sua vida.

Considerações Técnicas

Zero Eterno faz parte de uma linha de mangás da JBC mais caros, para um público diferenciado. O mangá não é vendido em bancas, somente livrarias e lojas especializadas e conta com uma qualidade e um preço maior do que o habitual.

zero eterno informações

Como é um mangá com um fundo histórico, ele conta com diversas referências e termos que não nos são conhecidos e por isso possui um glossário no final.

Gostei dos detalhes do traço de Souichi Sumoto, principalmente os cenários e aviões que são muito bem desenhados.

Considerações Finais

Esse primeiro volume de Zero Eterno foi mesmo uma introdução para a história que se finaliza em 5 volumes. É o começo da busca pela vida do avô e não dá pra dizer muito sobre Miyabe assim como Kentaro que por algum motivo desistiu dos estudos para se tornar advogado e segue vivendo uma vida apática. O segundo volume já está disponível e já o tenho em mãos, mas ainda não li e não posso dizer se a história avançou.

Zero-Eterno-1-e-2Porém tem tudo para ser uma ótima e emocionante história. Tanto que o mangá é baseado em um livro de grande sucesso no Japão alcançando o número de 4 milhões de cópias vendidas, além de ter um filme que ganhou o prêmio de “Melhor Filme” no 38º Japan Academy Awards em 2013 e nesse ano ganhou uma minissérie de TV em 3 capítulos.

eienZeroSP2

Se ficou curioso para saber a verdade sobre Kyuzo Miyabe, o piloto suicida que prezava pela vida, mas acabou morrendo em uma missão, compre já Zero Eterno.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nome: Eien no 0, Eien no Zero, 永遠の0
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 23,90 (finalizado com 5 volumes)
Páginas: 211
Distribuição: Livrarias e Lojas Especializadas
Publicado (no Japão): 2010 ~ 2012 (Manga Action)
Autor: Naoki Hyakuta (história original), Souichi Sumoto (arte)
Gêneros: Ação, Histórico, Militar, Seinen
Myanimelist