Relançamento da Clamp pela JBC!
Não conhecia Chobits. Nem pelo anime e nem pela versão antiga meio-tanko da JBC. E agora ao ler o primeiro volume me deparo com uma história interessante.
Chobits traz o tema Relações Humanas x Relações com Máquinas. O mundo agora tem as “Persocoms”, são uma espécie de robôs feitas para se relacionar com os humanos. Elas são o nosso celular: mandam emails, fazem contas, acessam a internet só que além disso são companheiras, podem falar e interagir com os humanos. Pelo que deu a entender lendo esse primeiro volume elas/eles podem até ser parceiras(os) sexuais.
Em meio a essa realidade, onde todo mundo tem o seu Persocom, Hideki Motosuwa é uma exceção a regra. Acontece que ele é um estudante vindo do interior que mora sozinho e trabalha para se sustentar e pagar o cursinho, sendo assim, ele não tem nenhuma condição de comprar um Persocom. E se martirizando por isso na volta do trabalho ele acha um Persocom no lixo!
Claro que ele a leva pra casa e claro que ele pensa ser o cara mais sortudo do universo. Quando finalmente consegue ligá-la (de um jeito um tanto peculiar) ela só fala Chii e não tem nenhum sistema operacional. Ao consultar seu amigo do cursinho que entende mais de Persocoms ele descobre que a Chii não é de nenhuma empresa e provavelmente foi montada. Mas se ela não tem um sistema operacional, como ela funciona? Todo esse mistério em volta do Persocom de Hideki levanta a possibilidade de Chii ser a lendária Chobits, um persocom com personalidade própria.
Apesar de ter um tema bem interessante, nesse primeiro volume esse tema não é tão trabalhado. O começo da história é focado na relação Hideki x Chii, onde ele fica excitado a cada pose e atitude da Persocom. Não sei como a história segue, mas ela começa meio desanimadora para quem esperava e gosta de um tema mais sério. Espero que eles foquem o outro lado na sequência.
Considerações Técnicas
Não tenho em mãos o coleção anterior de Chobits, mas posso garantir que essa em formato tankobon está muito superior. Com papel offset e páginas coloridas é compra garantida para os fãs do grupo CLAMP.
Considerações finais
Embora não tenha me empolgado no primeiro volume, li algumas críticas dizendo que Chobits tem uma história bonita e emocionante e então estou apostando que ele amadureça com o passar dos volumes. Se você é fã das tias do CLAMP, esse relançamento nem precisa pensar para comprar.
NOTA:
Nome: Chobits, ちょびっツ
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 16,90 (finalizado com 8 volumes)
Páginas: 178
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2001 ~ 2002 (Young Magazine)
Autor: CLAMP
Gêneros: Comédia, Ecchi, Romance, Sci-fi, Psicológico, Seinen
Myanimelist