[Coluna] Obsessão

0

Fala Galera,

muitas das mais bem feitas e comoventes músicas, tem sua origem em relacionamentos amorosos. Hoje trago para vocês um lado nem tão “meigo” quanto o amar ou “comovente” quanto a separação. Alguns relacionamentos têm aspectos bem menos saudáveis e músicas interessantes já trataram do tema.  Hoje queria apresentar duas músicas assim, uma nacional e outra americana que venho ouvindo a muito tempo.

meredith-brooksIndo muito além do que o sucesso Bitch de Malhação a cantora Meredith Brooks compôs uma música chamada “Birthday” que retrata uma pessoa aparentemente obcecada em casar, ter filhos, uma vida estável… não importando com quem, como ilustrado no refrão:

I wanna know, do you love me yet? (Eu quero saber, Você ainda me ama?)

Do you feel the same?, am I your everything? (Você sente o mesmo?, Eu sou tudo para você?)

I wanna know, isn’t true love great? (Eu quero saber, o amor verdadeiro não é incrível?)

Come on, tell me, when’s your birthday?  (Vamos lá, me conta, quando é o seu aniversário?)

Esse caso apresenta uma obsessão por não se estar só, pela condição de fazer parte de um casal. Não que isso não seja ótimo, até pode ser (se no casal certo), mas o mais importante é você estar bem com você mesmo, sempre.

Já a cantora, comediante, Clarice Falcão canta a obsessão por uma pessoa. A música “Macaé“, do seu disco de estreia, é quase um hino stalker, por assim dizer, resumido no curto refrão:

Eu queria tanto que você não fugisse de mim /
Mas se fosse eu, eu fugia.

Outros pontos extremos podem ser encontrados no flerte com a ilegalidade como nesses versos:

Ei, se eu falar foi por amor / Que eu invadi o seu computador

ou

Ei, se eu contar como é que eu me senti / Ao grampear seu celular.

Desnecessário dizer que esse tipo de obsessão por outra pessoa indica uma quantidade considerável de falta de amor próprio e que dificilmente alguém  nesse estado seria capaz de ter um relacionamento completo e feliz.

Antes de dar tchau…

E com isso fecho o Tirando da Letra de hoje dizendo: se ame mais, se ame sempre, se ame muito! Isso é o mais importante para não entrar em qualquer tipo de relacionamento em desvantagem, mas sim em uma parceria entre iguais.

Abraços e não saiam do tom,

Rodrigo Fernandes

 

Antes de sair do post, confira a música de Clarice Falcão: