[Coluna] O Morro dos Ventos Uivantes e seus Ecos na Cultura Pop

2

De citações em livros de vampiro até bandas de rock nacional

Esse romance gótico, um dos clássicos da literatura inglesa, desempenhou um papel polêmico na época de seu lançamento, em 1847, e permanece no imaginário popular até nos dias de hoje. Sempre muito referenciado em mídias atuais, a obra ainda inspira e influencia muito os materiais encontrados hoje. A história gira em torno do amor entre Catherine e seu irmão adotivo, Heathcliff, numa fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes. Por eles ficamos conhecendo a estranha e complexa árvore genealógica das famílias envolvidas, além de acompanharmos todo o drama, paixão e vingança que essa história oferece.

Referências alheias

A saga Crepúsculo cita o livro diversas vezes. No decorrer dos livros o casal protagonista tem várias discussões sobre O morro dos ventos uivantes. As referências são tantas que foi até mesmo lançada uma versão da obra de Emily Brontë fazendo uma menção a saga de vampiros adolescentes na capa, que copia o estilo dos livros de Stephanie  Meyer, para que o público que da saga se sinta atraído pela obra em questão.

morro1
“O livro preferido de Bella e Edward – Crepúsculo” Também um clássico da literatura, mas essa informação é menos importante.

Cantando os morros uivantes

No ano de 1978, uma jovem cantora chamada Kate Bush assistiu um filme inspirado na obra, e logo depois resolveu escrever uma música inspirada nela. Assim nasceu o hit “Wuthering Heights”. Porém, uma versão dessa canção que ficou bem popular aqui nas nossas terras foi a uma banda brasileira de power metal progressivo, Angra, que deixa faz muita gente cantar para um tal de Heathcliff abrir a janela.

Versão original pela sempre serelepe, Kate Bush
 

Cover metal do Angra

Adaptações para o cinema e TV:

O romance rendeu, e ainda rende diversas adaptações para as telas. Pelo menos cinco filmes baseados no livro foram feitos, além de minisséries e nada menos que duas telenovelas brasileiras! O interessante de assistir a tantos pontos de vista diferentes sobre a obra, é que questões do livro que são deixadas soltas pela autora, que são livre interpretação do leitor, acabam sendo tomadas como verdade absoluta em alguns filmes, o que pode confundir o espectador.

Uma das adaptações mais relevantes é a de 1939, com o galã da época, Lawrence Olivier. A obra cinematográfica, que chegou a concorrer ao Oscar de melhor filme, não representou bem a história, e sim a moldou para que ela se encaixasse nos padrões cinematográficos do momento.

morro2
Pôster do filme de 39

Outra das mais famosas foi feita no ano de 1992. O interessante dessa versão, que é estrelada por Ralph Fiennes e Juliette Binoche, é que a segunda geração dos personagens, que costuma ser deixada de lado, também foi retratada.

 

morro3
Pôster da versão de 1992. Pode-se observar um Heathcliff claramente mais “selvagem”, o que condiz mais com a obra original.

Uma das adaptações mais queridinhas dos fãs é a minissérie produzida pela ITV. Com toques de modernidade, conta bem a história e por ter uma duração maior aprofunda-se mais nos personagens. Mas não esqueçamos de um dos maiores trunfos dessa produção, que atende pelo nome de Tom Hardy.

morro4
A química entre os atores protagonistas foi tão grande que em 2014 eles se casaram.

O filme mais recente baseado no romance é de 2011, estrelando Kaya Scodelario. Os pontos fortes são a fotografia maravilhosa, o destaque que é dado para a infância do casal protagonista e a abordagem da controversa etnia de Heathcliff, pela primeira vez representado por um ator negro.

Still de Wuthering Heigts (2011)

Finalmente, temos uma versão para o público adolescente. O filme da MTV que adaptou a história para os dias atuais é capaz de afastar não só jovens, mas qualquer pessoa da obra original, que foi completamente distorcida. Além disso, a recepção da obra final pela crítica pode resume-se basicamente em críticas negativas.

morro6
“… and terrible movie”

Pudemos ver alguns dos ecos que foram deixados por esse livro na nossa realidade.

Você se lembra de mais algum?