[Resenha] HQ’s da Editora Draco

0

Caros leitores, hoje quero falar com um pouco mais de detalhes sobre as quatro HQ’s lançadas recentemente pela Editora Draco, parte do selo Contraversão. As quatro obras são Apagão Extra – Ligação Direta, Apagão – Cidade sem Lei/Luz, Terra Morta – A Obsessão de Vitória e Quack – Patadas Voadoras.

Apagão Extra e Terra Morta eu peguei logo após lançadas e consegui autógrafo do artista, meu amigo Victor Freundt no evento de lançamento de Terra Morta – Infecção, do Tiago Toy. Na época não consegui fazer post do evento e tampouco resenha da HQ pois estava num período conturbado de mudança de cidade, e ainda estou devendo a leitura das obras que a originaram. Toy, se você estiver lendo, breve sai resenha! Mas vamos ao que interessa…

Apagão Extra – Ligação Direta

apagao extraEssa HQ saiu antes da obra maior financiada pelo Catarse, com roteiro de Raphael Fernandes, roteirista e editor da Revista Mad, além de responsável pelos quadrinhos da Draco, e arte de Camaleão, artista conhecido por seu trabalho humorístico e que se aventura pela primeira vez nas artes sequenciais. Apagão Extra é um história fechada e bem bacana que serve como introdução ao mundo da história criada pelo Raphael, uma São Paulo devastada e sob domínio de gangues depois do advento de um grande Apagão. Nela, Mandrill, um dos personagens principais, se arrisca para encontrar a única coisa que pode salvar a vida de seu mestre. A história é divertida e nos mostra bem alguns elementos que veremos depois em Apagão. As falas do roteiro mostram uma linguagem bem atual, que passa mesmo a sensação de conversas que poderiam acontecer nas ruas de SP, e a arte impressiona principalmente por ser o primeiro trabalho de Camaleão com quadrinhos, mas ainda melhoraria no próximo volume de que falarei…

Apagão – Cidade sem Lei/Luz

capa apagaoQue álbum lindo! As edições de 20 e tantas páginas da Draco estão muito legais, e essa maior, de quase 100 páginas, também está uma formosura. Sobre a arte eu achei até melhor que a de Apagão Extra, e o roteiro, que já começa enfiando o pé na porta do Bichos Escrotos, está muito legal, introduzindo novos personagens, como um blogueiro famoso que certamente será muito importante na série, e Dimas, o pastor louco que leva o fundamentalismo religioso a níveis assustadores. Algo que curti muitos são os pequenos momentos de realidade, como eu chamo as páginas feitas como se fossem fac-símiles de jornais, posts de blogs e anotações dos personagens, que adicionam uma camada extra de verossimilhança na história.

Apagão me lembra elementos de Walking Dead, e os nóias da cracolândia aIMG_20150501_204958543judam bastante nisso, mas o fato é que todo bom quadrinho pós apocalíptico é menos sobre o que causou essa situação e mais sobre o desenvolvimento de personagens, e em Apagão não é diferente. Alguns personagens vão crescer muito e temos os vilões transloucados que se aproveitam do caos para revelar suas reais vontades, além das diversas gangues que buscam sobreviver, a seu modo, em meio ao caos. Um certo elemento da trama me levou a pensar em Y – O Último Homem. Não vou detalhar para não dar spoiler, mas quero ver como isso será resolvido no futuro. Isso porque Apagão tem sim um final para a história que apresenta, mas também deixa ótimos ganchos para as continuações, então fiquem ligados!

Terra Morta – A Obsessão de Vitória

terra mortaComo eu disse no post do evento de lançamento na Geek, a Draco não está  dando mole para São Paulo. Essa HQ é baseada num conto de Tiago Toy, autor dos livros de Terra Morta, e roteirizada pelo também escritor Cirilo S. Lemos. A arte fica por conta de Victor Freundt, e seu traço visceral caiu muito bem para essa obra. Vitória é uma garota que usa muito redes sociais, daquelas viciadas que postam fotos em busca de dezenas de curtidas, e quando o mundo é tomado por IMG_20150501_205136471zumbis, isso não muda. Sua obsessão só se acentua conforme o número de curtidas que recebe caem, e isso a leva a medidas extremas.

A HQ ficou com bastante texto, mas creio que isso é natural devido a ter sido adaptada de um conto, e especialmente pela personagem não ter muito com quem falar, mas eu particularmente gosto de HQ’s bem descritivas, e a adaptação do Cirilo ficou ótima. A arte de Victor Freundt, como disse antes, casou muito bem com o tom da HQ, e tem um pequeno extra no final na forma de QR Code que vocês devem acessar!

Quack – Patadas Voadoras

quackE vamos para o último, um quadrinho com estilão mangá de Kaji Pato, o vencedor do primeiro Brazil Manga Awards promovido pela Editora JBC. Quack é muito gostoso de ler! Divertido, engraçado e muito bem escrito, passa muito bem o clima que um mangá japonês desse tipo tem. Baltazar é parte da família Drumont, e todo Drumont tem seu pato dourado, mas a grandeIMG_20150501_205150232 surpresa é que o dele fala e é bem enfezado! A arte do Kaji também é muito bonita, e eu estou ansioso por novos volumes de Quack!

 

 

Ficou interessado(a)? Então compre as HQ’s nos links abaixo:

E foi isso! Essa são os quadrinhos da primeira leva da Editora Draco, com ótimos roteiros e arte, material de primeira e ótimo preço, então não percam tempo, comprem, se divirtam e colaborem com a produção nacional de quadrinhos para que tenhamos cada vez mais material como esse.

logolucas_vectorized (1)