Adianto que não li a obra original de Milton Hatoum e também admito que não a conhecia. Então, a HQ de Dois Irmãos trouxe uma história completamente nova para mim. E já posso adiantar que sinto vontade de finalmente conhecer o clássico de Hatoum.
Dois irmãos conta a história dos gêmeos Omar e Yaqub, descendentes de libaneses que residem em Manaus. É uma história que já começa conturbada, com a briga que separa os dois irmãos para sempre. Tanto por causa da briga (tendo como motivo uma garota) e também por causa da Segunda Guerra Mundial iminente, Halim o pai dos garotos decide separá-los. A ideia inicial era mandar os dois para o Líbano, mas a mãe, Zana, não queria ficar sem os dois filhos e então só Yaqub fez a viagem que durou cinco anos. Enquanto isso, Omar foi tratado como filho único, sendo mimado e protegido pela mãe.
A viagem não serviu para apaziguar o ódio conforme pretendido. Yaqub não podia esquecer da briga, o espelho não deixava. Isso por causa da cicatriz que o irmão deixou em sua face. Ele não podia, não queria perdoar o irmão.
Além de tudo, eles são muito diferentes. Omar vive a custas dos pais, sendo protegido pela mãe e dorme grande parte do dia para a noite se arrumar, sair para alguma festa e encontrar alguma(s) mulher(es). Já Yaqub é mais fechado, trabalhador e não aceita nenhuma ajuda financeira dos pais.
Dois irmãos é uma história de ódio e vingança, porém ela não é focada somente nos gêmeos. Vemos a história dos pais dos garotos, Halim e Zana que eram apaixonados e sempre procuravam uma oportunidade para consumar esse amor. Era uma fervorosidade tão intensa que Halim nem queria ter filhos, com medo de o fogo diminuir. Zana por sua vez não cedeu à vontade do marido e até tinha a conta certa de filhos: três, que conseguiu cumprir com uma menina mais velha e os gêmeos. Como já disse, ela é super protetora com Omar e quando fica sabendo de alguma mulher na vida do filho que pode fazer com que ele se afaste dela, faz de tudo para acabar com o romance.
A história é narrada pelo filho de Domingas, uma moça que ajuda Zana e mora com a família desde pequena. O narrador, que só sabemos o nome no fim da obra, também cresceu junto da família. Ele desconfia ser filho de um dos gêmeos. Ele acompanha desde pequeno até a fase adulta a história de vingança sem fim.
Gostei muito da HQ de Fábio Moon e Gabriel Sá e também da história de Milton Hatoum. Não posso falar como adaptação, já que não li a obra original, mas a HQ despertou em mim a vontade de lê-la e acredito que assim, cumpriu o seu papel.
NOTA:
Ficou interessado? Compre o livro nos links abaixo:
Autor: Milton Hatoum
Adaptação: Fábio Moon e Gabriel Bá
Origem: Brasileira
Edição: 1ª
Editora: Quadrinhos na Cia.
Ano: 2015
Páginas: 232
Skoob





![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


