[Resenha] Simplesmente Acontece – Cecelia Ahern | Editora Novo Conceito

3

E se o seu melhor amigo fosse o amor da sua vida?

Esse é o sonho da maior parte das pessoas que conheço, direto assim. Eu, nunca almejei tal façanha, por motivo simples: mesclar a vida, convívio, segredos, personalidades, personalizações, idealizações e mais uma cama no meio…. xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! (I’m out!)

Mas e se de fato o seu melhor amigo fosse o amor de sua vida, para a vida toda e prezasse tanto esse sentimento e você por ele que seus olhos estivessem voltados sempre para o cuidar do outro enquanto cuida-se de si mesmo e deixar-se ser cuidado? Parece confuso né? Eu sei…

A fascinante história de Rosie e Alex

Rosie e Alex são amigos, amigos mesmo. Vou além: Rosie e Alex são almas gêmeas, no sentido puro da definição.

Eles cresceram juntos, estudando na mesma escola e sempre mantendo a irmandade, para bons e arteiros momentos de sua infância e juventude.

Eles planejaram um sonho perfeito: ele iria cursar Medicina e ela, Hotelaria. Ele queria ser um grande médico e ela queria ser uma grande administradora de hotéis. Mas a vida…. aaaaah, a doce vida, sempre pode dar novas cartas.

Os pais de Alex mudaram-se para Boston e levaram seu filho junto. Ficou decidido entre os dois que Rosie terminaria seus estudos de Ensino Médio e depois tentaria cursar Hotelaria na mesma cidade de Alex. Perfeito, certo! Mas é claro que não é simples assim: no baile de formatura ele não consegue pegar o avião para ser o par dela, ela passa a noite com outro cara (muito esquisito e que eles tiravam muito sarro, por sinal) e acaba engravidando.

E é aí que mais uma vez a autora começa a escancarar a porta do que é o tal do “amor verdadeiro” que todo mundo fala e tanto quer (e na maior parte das vezes tem e nem se dá conta!)

Rosie e Alex seguem a vida e mesmo separados permanecem juntos, mesmo com ciúmes apoiam a felicidade do outro. Quando é preciso, dão puxões de orelha, gritam e esperneiam, mas não há pessoa no mundo que possa oferecer o abraço e apoio – que tenham a importância – que um tem para o outro.

E a trajetória de suas vidas segue e pasmem: sem nem se dar conta que estão, de fato, apaixonados um pelo outro, há tantos anos.

Os personagens e o contar fascinantes

Li esse livro por indicação de duas pessoas: uma grande (e muito romântica amiga) e minha sobrinha de 13 anos de idade.

Não sou muito fã de romances melosos pelo simples motivo de ter uma visão diferente sobre amor e relacionamentos. (Essa história de “eu te amo, mas você é boa demais para mim, adeus, me caso e tenho sete filhos enquanto você fica se lembrando de nossa juventude com seus nove gatos”, não me seduz, não me convence e não me desperta interesse. Nunca.)

E ainda bem que não me entreguei aos meus pré-conceitos e aceitei a indicação: o livro “Simplesmente Acontece” passa bem longe de histórias de amor melosinhas e mimimis. E se você, leitor, também não curte muito essas histórias melosas pode colocar o livro na sua lista de leitura, você não vai se arrepender.

Vamos aos outros pontos positivos do livro: ele não é narrativo linear – o livro todo é formado por depoimentos, e-mails, bilhetes, cartas, etc. Não existem datas em todas as mensagens, mas as peças vão se montando na sua mente de forma que você consiga colocar parte de seus próprios pensamentos e opiniões, ali naquelas brechinhas temporais. E flui bem, flui muito bem.

O livro é compostos por muitos personagens secundários que são simplesmente fascinantes: quem não queria ter uma amiga como a Ruby? (Minha resposta: apenas quem quer ser como a Ruby). A irmã de Rosie é um doce, prática e fantástica, seu irmão caçula é como o irmão caçula de todos nós, os namorados dela e as namoradas de Alex são bem… como alguns e algumas ex pelo mundo afora. E todos são íntegros naquelas páginas.

Análise Crítica

Li a versão digital de “Simplesmente Acontece” e não tenho do que reclamar.

Devorei o livro em mais ou menos dois dias e a verdade é que eu não conseguia parar de pensar nas próximas ações daquele casal.

Gosto da forma como a história é contada, montada e da liberdade que Cecelia nos dá de nos envolvermos e nos colocarmos exatamente como os protagonistas: ansiosos e torcendo para que tudo seja como queremos, porém sem interferir na liberdade do outro.

Não é o primeiro livro dela que leio (já passei pelo “PS: Eu te amo” e pelo “O livro do amanhã”) e foi justamente o “Simplesmente Acontece” que selou minha admiração pela escritora.

Todos nós precisamos conhecer Rosie e Alex para que possamos entender um pouco mais sobre o que é amar, no sentido mais verdadeiro. Amar envolve companheirismo, respeito e sempre alguém tem que ceder, em busca do objetivo maior que é fazer e ser feliz. E de amor, Cecelia Ahern entende.

Nota

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Você pode comprar o seu exemplar nas lojas:

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

SIMPLESMENTE_ACONTECE_1420908495407834SK1420908495B
Capa do filme – 2ª edição


SIMPLESMENTE_ACONTECE_1408644221BNome: 
Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Edição:

Editora:
Novo Conceito
ISBN: 9788581635453
Ano: 2014
Páginas: 448
Sinopse: Simplesmente Acontece 

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.