[Resenha] Rangers – Ordem dos Arqueiros – Ruínas de Gorlan de John Flanagan

2

Quem já viu o último post dos melhores do mês já sabe que gostei dessa obra, tanto que ela foi minha escolha como o melhor livro de março. Agora você vai saber o porquê!

rangers

Will é um dos protegidos do Barão de Redmont. Os protegidos são crianças órfãs cujos pais morreram bravamente pelo reino, só que Will é o único que não sabe quem é seu pai, só que foi herói. Ele, junto com outros protegidos, está muito ansioso para o Dia da Escolha, um evento em que se decide qual profissão e portanto qual destino cada protegido terá. Cada um dos amigos de Will sabe exatamente o que quer ser e tem as habilidades para isso. Will deseja entrar na Escola de Guerra, onde são treinados os soldados do reino, mas Will é pequeno e magro, diferente de Horace, o protegido alto e cheio de músculos.

Tudo sai de acordo com que os amigos de Will queriam: Horace é aceito na escola de guerra, Allys é aceita no Serviço Diplomático… até que chega a vez de Will e a verdade que ele temia é dita: ele é muito pequeno para ser um soldado. Quando ele desesperado pensa que terá de trabalhar nos campos já que nenhum instrutor o quer, um homem que Will não tinha visto na sala, usando uma capa cinzenta, diz que tem interesse nele, entregando o papel ao barão, que diz que dará a Will uma resposta no dia seguinte.

Curiosíssimo sobre o que diz tal pedaço de papel que pode definir seu destino, Will usa todas as suas habilidades para obtê-lo. Furtivamente, sem ser percebido pelos guardas, escala a torre do barão e entra na sala para roubar o papel. Porém, é surpreendido por Halt, o mesmo homem misterioso daquela manhã. Will acha que está completamente encrencado, mas acaba descobrindo que tudo era um plano para ver se ele tinha as habilidades necessárias para ser um Arqueiro.

Agora Will irá conviver com Halt, que tem cara de poucos amigos e descobrir: o que um arqueiro faz? Posso adiantar que não é só atirar flechas…

A leitura de Rangers é muito gostosa e rápida. Li o livro em somente dois dias sem nenhum esforço. Os capítulos são curtos, a diagramação é boa e tem um bom espaçamento além da narrativa que contribui bastante.

Você já deve ter reparado que o livro pode ser parecido com Harry Potter, por exemplo, e é verdade, mas isso não atrapalha em absolutamente nada a leitura. Ele segue o rumo de um infanto juvenil para um público mais jovem, pré-adolescente, então algumas passagens são infantis, mas aquele “infantil” que qualquer adulto não se importa de ler.  Além de Will, temos algumas passagens com foco em Horace, o que pode parecer estranho de início, já que ele parece ser inimigo de Will, mas vemos um crescimento do personagem muito legal.

Rangers faz parte de uma série, como você já deve ter notado, então esse primeiro livro é só o início de uma grande batalha futura. Com certeza vou querer acompanhar, apesar dos muitos volumes.

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Compre o livro nos links abaixo:

Autor: John Flanagan
Origem:
Estrangeira
Título original:
Ranger’s Apprentice – Ruins of Gorlan
Edição:

Editora:
Fundamento
Ano: 2009
Páginas: 239
Skoob