E semana passada um rumor bem insípido pulou direto de possibilidade para notícia confirmada: A verdade ainda está lá fora. A Fox deu green light no projeto da volta do Arquivo X com suas 3 peças chave em um futuro próximo. Frustrante só o fato de eu continuamente jogar dinheiro na tela e nada acontecer…
Creio que essa será uma notícia um pouco diferente no site, eu obviamente não tenho a menor possibilidade de dar uma opinião isenta sobre minha série favorita em todos os tempos, a nosso favor posso dizer que dificilmente você encontrará tanta informação relacionada a esse universo e literatura. Mas por onde começar?
Pra começar creio que podemos dizer que, como muitas outras séries, baseado no formato de monstro da semana. Apesar das histórias fechadas, era perceptível a evolução dos personagens, mitologia e química. Aliados e adversários foram ganhando nuances, personalidades e três deles chegaram a ganhar uma divertida série própria com ar mais cômico, sem abandonar as famosas teorias de conspiração.
Uma apresentação simples da série certamente tem que passar por uma área dentro do FBI dedicada a fenômenos inexplicáveis, um agente obcecado pelo extraordinário, devido a um evento de sua infância e ligado a muitas das conspirações investigadas por ele mesmo e uma tentativa de desacreditar isso tudo através de uma cientista profundamente cética, colocada como parceira deste para desacreditar seu trabalho, desconstruindo suas teorias. Vocês podem imaginar que a dupla mencionada sejam Mulder & Scully que de certa forma já fazem parte da cultura pop com músicas a seu respeito, filmes, livros, fanfics (eu mesmo escrevi duas acho), menções a eles em outras mídias e afins.
Eu poderia escrever dezenas de páginas sobre a série e a felicidade desse retorno, que é enorme, mas somos um site de literatura e esse é um ramo onde a série nos ofereceu muito.
Sem me alongar muito, é importante mencionar que houve uma infinidade de fanfics escritas nesse universo. Algumas tão boas quanto, ou melhores, que muitos dos episódios produzidos, algumas muito fracas, algumas longas e complexas outras apenas apresentando uma idéia ou conceito rápido. Sempre me admiro de quão democrático é o ambiente da produção de fanfics. Na época creio que o maior grupo em atividade no país deve ter sido o Shipper X sempre encontrando eco nas páginas da revista Sci Fi News.
Em uma época anterior a internet rápida e torrents, existia uma grande pressa na publicação de transcripts. Fãs americanos produziam transcrições detalhadas dos episódios e disponibilizavam em arquivos .TXT. Ler estes era uma possibilidade para evitar ser pego de surpresa por spoilers.
Uma série de livros romanceando episódios produzidos sem acrescentar nada novo a estes tinha uma proposta próxima e foi lançada no Brasil, tendo sido vendido eventualmente em bancas de jornais. Se no Brasil essa coleção apresentou pouco mais de uma dezena de títulos, a quantidade destes foi enorme em língua inglesa. Seus três longa metragens foram todos publicados em adaptações romanceadas.
Adicionalmente temos as obras mais relevantes para mim que são histórias inéditas apresentando novas aventuras da dupla. Destas as melhores provavelmente foram escritas por Kevin J. Anderson, autor de várias obras relevantes no universo expandido de Star Wars e co-autor das obras póstumas publicadas no universo Duna, com a participação do herdeiro do falecido autor Paul Herbert. São exemplos disso Ruínas, Anticorpos e Ponto Zero.
Toda uma série de livros a respeito dos bastidores da série e sobre a vida dos atores foram lançados. Não são meus favoritos, mas tem um público sempre interessado e pelo que sei foram bem escritos / pesquisados. Menciono ainda como obra próxima a Ciência de Arquivo X, bem interessante e que depois teve variações como Filosofia em Arquivo X e Fé e Religião em Arquivo X.
Uma última literatura que eu quero apresentar a vocês é aquela que melhor sobreviveu ao fim da série, os quadrinhos. Após o fim da nona temporada, uma décima temporada completa foi gerada assim como diversas outras publicações apresentando histórias independentes, evoluindo o destino de personagens e apresentando crossovers surpreendentes com Caça-Fantasmas e Transformers. Os quadrinhos de X-Files foram colocados em promoção, até hoje, dia 30/Março, na Comixology, loja de quadrinhos eletrônicos pertencente a Amazon, minutos depois do anúncio da mini temporada e podem ser encontradas aqui.
Por acaso e já estava submetido quando do anúncio, a coluna da semana passava mencionava a série e seu criador. Se você não leu, aproveite agora, é só clicar. É sempre um prazer falar de universos espetaculares, em especial do seu favorito, qualquer que seja ele para você.
A verdade está lá fora!
Rodrigo Fernandes