Morreu ontem, 12/03, o autor britânico Terry Pratchett, que tinha 66 anos. Pratchett sofria do Mal de Alzheimer, com o qual lutou durante anos, sem nunca deixar de escrever. O quadragésimo primeiro livro da série Discworld, The Shepherd’s Crown, estava previsto para lançamento em setembro, mas, com a morte dele, poderá atrasar indefinidamente.
Pratchett é conhecido pelo tom satírico de suas obras, que fazem piadas com atualidades, política, cultura pop, etc. Grandes nomes da literatura como Robert E. Howard, J.R.R. Tolkien, H.P. Lovecraft, Shakespeare e muitos outros serviram de inspiração para suas obras, nas quais também eram parodiados. Por esse seu tom irônico e engraçado, poderíamos dizer que Pratchett tinha um estilo parecido com Douglas Adams, apesar de muito mais prolífico.
O autor também flertava com mitologia, folclore e religiosidade, e colaborou com Neil Gaiman no livro Belas Maldições, que conta uma inusitada história do Anticristo, um garoto de onze anos, que um demônio e um anjo querem impedir de trazer o fim do mundo, pois estão acostumados com a vida que levam na Terra.
Após ser diagnosticado com a doença, Pratchett disse que queria morrer por suicídio assistido antes que a mesma ficasse crítica, e fez até um programa na BBC sobre o assunto, com o auxílio de um amigo, pois já tinha dificuldades em ler devido à doença. Foram feitas declarações de que sua morte ocorreu por causas naturais. Hoje, Pratchett pode ser encontrado sentado na cabeça de A’Tuin, a grande tartaruga, e navega pelo espaço, para sempre, em paz.
O fim.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


