Angústia, como antes foi publicado, é um livro que sempre me chamou atenção. Todos os fãs dão grande valor a obra e a adaptação Louca Obsessão é uma das ditas melhores que agrada fãs e não fãs.
Paul Sheldon é um escritor famoso e bem sucedido. Sua série de livros tendo uma mulher como protagonista chamada Misery é um grande sucesso. Ele tem diversos fãs, mas principalmente mulheres. E sua fã número um é Annie Wilkes que acaba o “salvando” de um acidente de carro. Annie já foi enfermeira e tem medicamentos e habilidade para lidar com os machucados de Paul. Paul quando acorda e se vê impossibilitado de andar percebe que sua “salvadora” é completamente louca. Ele precisa de medicamentos frequentemente para a dor e depende de Annie para dá-los. Depende dela para praticamente tudo. E assim ele fica preso com sua fã número um.
Mas as coisas não ficam só nisso. Annie percebendo que Paul está querendo deixar Misery de lado e escrever sobre outras coisas, faz com que ele comece a escrever o que promete ser o seu melhor livro de Misery, um livro só para sua grande fã. E assim Paul fica a mercê de uma mulher que ele percebe que não é só louca, é completamente insana.
O desespero e incapacidade de Paul estão presentes em cada página e aumentam cada vez mais. Ao mesmo tempo que você torce para ele sair daquela situação, percebe como ele que é difícil, praticamente impossível escapar de Annie. E contrariá-la, deixá-la nervosa, leva as coisas ao extremo. Em certa altura do livro você não vê nenhuma esperança para Paul e só consegue pensar: Ele vai conseguir sair dessa? Se sim, como??
Podemos ver também muito da cabeça de um escritor e como ela funciona. Com isso podemos ver muito do King no livro, mesmo que seja uma ficção. Os métodos, sentimentos com seus livros e diversos outros detalhes enriquecem a obra ainda mais.
Além disso, essa nova edição da Suma de Letras ficou excelente. Depois de vários pedidos dos fãs que não encontravam o livro para comprar e quando encontravam era por um preço absurdo, a Suma publicou essa nova edição. Na história, quando Annie diz para Paul escrever ela compra uma velha máquina de escrever com a letra N faltando. E quando temos a história dentro da história, o livro dentro do livro, as letras N estão personalizadas como se estivessem sido escritas a mão:
Tudo isso faz de Misery (ou Angústia) um dos melhores livros de King onde ele prova mais uma vez que não precisa ter o sobrenatural na história para ser terror, para sentir medo, apreensão.
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro:
Submarino
Amazon
Amazon (e-book)
Autor: Stephen King
Origem: Estrangeira
Título original: Misery
Edição: 1ª
Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 328
Skoob