Na tentativa de explorar outros ramos da escrita, me ocorreu que podíamos propor algo mais lírico como próxima coluna. Essa também deverá ser quinzenal e será publicada nas semanas em que não houver “Era uma vez, rapidinho…”. Aqui pretendemos trazer o lirismo das letras de música. E para começar esse espaço, nada melhor do que o mais impressionante exercício de metalinguagem, interagindo Letra & Música, que eu conheço. Trago aqui o Poeta Newton Mendonça e Maestro Tom Jobim.
Samba de Uma Nota Só
“Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.
Como eu sou a conseqüência inevitável de você.
Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,
Ou quase nada.
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.
E voltei pra minha nota como eu volto pra você.
Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.”
Tirando da Letra ♪♫
Uma das músicas fundamentais da Bossa Nova traz em sua temática principal a questão romântica, despreocupada em frases como “eu sou a consequência inevitável de você”, a crítica aos outros tornando a pessoa amada única, essencial e especial levando o poeta de volta a ela “Voltei pra minha nota, como eu volto pra você” e declarando o amor único na metáfora “quem quer todas as notas… fica sempre sem nenhuma” encerrando no forte conselho/ afirmação “Fique numa nota só”.
No entanto, o que se esconde por trás dessa obra é uma interação única entre letra e música fazendo com que o Maestro Tom faça em sua composição o que o poeta Newton cantar. O resultado acaba sendo uma música que se inicia com um tema bem simples, baseado em uma única nota, a nota só. Quando se afirma que outras notas vão entrar, o tema se enriquece e entram outras notas fazendo com que a música cresça. Durante a menção do uso de toda a escala o autor vem diminuindo o tom, diminuindo a música até o ponto em que essa está pronta para, quando diz “E voltei para a minha nota” o tema simples e baseado em uma única nota volta expressando a busca do autor pela simplicidade e cumplicidade daquele lugar confortável da música que é o tema de uma nota só. Retornando para uma última expedição pelo tema mais complexo, o autor endereça aqueles que querem todas as notas para encerrar a música com o conselho “Fique numa nota só”.
Apesar de essa primeira coluna ter focado na análise da letra e a apresentação de como funciona o uso da metalinguagem nela, a coluna se propõe a passar por comparações, reflexões, memórias ou qualquer outro lugar que aquela letra em específico nos levar.
E aqui termina essa primeira Tirando da Letra prometendo voltar rapidinho.
Enquanto isso não saia do tom ;D
Rodrigo Fernandes

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


