[Coluna] Gaiman… e precisa de mais?

0

Nessa terça feira (2/Fev/2015) o novo livro de contos do, provavelmente, mais relevante autor / artista atual Neil Gaiman chega às lojas em sua edição em inglês.  Trigger Warning apresenta tanto textos originais como textos derivados dos diferentes universos criados pelo autor, como um muito esperado do “Deuses Americanos”.  Mas por será que Gaiman entrou nessa coluna com uma antologia, que não é algo assim tão rapidinho?

Como parte da estratégia de lançamento o conto “The Thing About Cassandra” (algo como “O Ponto sobre Cassandra”) foi incluído junto com um excerto da introdução do livro no sampler “A Little Trigger” gratuito.  Este conto está disponível na antologia junto com muitos outros, mas não está mais disponível gratuitamente no sampler.  Esse sampler desapareceu das lojas digitais quando a antologia se tornou disponível.  Como tudo mais que o autor escreveu, e eu tive contato, a história é fluida, estranha, envolvente e surpreendente.  Não necessariamente tão original assim, pois algumas viradas remetem a outros pontos e referências que se eu explicitar seria considerado um tremendo spoiler, mas excelente / surpreendente do início ao fim.  O cuidado do autor ao narrar os conflitos e dificuldades da adolescência são apresentados de maneira apaixonada narrando as aventuras de um jovem que se encontra diante de um fantasma do seu passado, sua primeira namorada… imaginária.

Tanto a temática quanto a estratégia não são exatamente inéditas na carreira do autor.  O premiado conto “Como Falar com Garotas nas Festas” foi publicado pela Editora Intrínseca em uma tradução inédita, diferente da incluída na antologia de contos “Coisas Frágeis“, junto com um trecho do livro “O Oceano no Fim do Caminho”, o melhor livro que li em 2014.  Nesse conto a temática adolescente é apresentada através de uma dupla de amigos adolescentes que resolvem entrar de penetra na festa errada.  “Festa estranha com gente esquisita…” seria a definição que primeiro me vem a mente ao ler esse conto.  Essa edição exclusivamente digital ficou disponível gratuitamente por um tempo muito limitado e hoje não pode mais ser obtido em nenhuma das lojas.  Por isso o que eu queria, e poderia, aconselhar é simplesmente corra agora e faça o download de “A Little Trigger” agora, assim… bem rapidinho, mas não deu tempo.

O ensinamento do mestre: faça boa arte, mas faça

E com isso mostramos contos relevantes, de um autor cuja qualidade e renome são indiscutíveis se utilizando das histórias curtas, distribuídas gratuitamente, como ferramenta de marketing.  Não que fosse necessário, tudo que ele lança muitos de nós compra de bate pronto esperando por mais daquilo que parecia ser um lema para ele e se tornou algo para se viver para muitos: “Make Good Art“.  “Faça Boa Arte” é um discurso proferido por Gaiman que vem inspirando inúmeros artistas ao redor do mundo na forma de vídeo e foi diagramado e lançado na forma de livro, mesmo sendo um texto curto, em formato digital e físico pela Editora Intrínseca.  A diagramação é espetacular conversando com sua mensagem única.  Indispensável!!!

Com o sampler indisponível o que posso sugerir para os que são leem em inglês é: compre na primeira oportunidade, procurando boa arte.

Abraços e nos vemos em alguns dias.  Possivelmente com novidades.

Rodrigo Fernandes.

Caso você tenha se interessado por algum livro citado nessa coluna ou queira completar sua coleção, aproveite a oportunidade:

Conto citado na coluna:

Livros indicados na coluna: