[Resenha] Dexter, a mão esquerda de Deus

2

Finalmente, depois de há muito terminar a série, li o livro da qual ela foi adaptada. Estava muito curiosa em saber as diferenças entre as mídias. Dexter já foi minha série favorita e a primeira temporada é a melhor, na minha opinião.

dexter-mao-esquerda-de-deus

Pra quem não sabe do que se trata: Dexter é um serial killer que trabalha na polícia. Explicando melhor: Dexter é um garoto adotado por um policial. Este policial percebeu que ele era diferente, com um grande gosto para matar coisas. Então ele treinou Dexter. Já que ele teria que matar pessoas, porque é algo que não conseguiria evitar, por que não matar quem merece? Dexter só mata pessoas ruins. Aquelas pessoas que a polícia não consegue prender. Só com isso ele já ganha nossa simpatia.

Como filho de policial, Dexter trabalha na agência como perito em sangue. Ele estuda as manchas de sangue em um crime e com isso pode determinar o que aconteceu no local. Ele leva seu trabalho a sério como tudo o que faz. Tenta levar uma vida social normal, ter um ótimo disfarce. Até que um dia Dexter recebe uma ligação de sua irmã, Deborah que também trabalha na polícia, mas como policial disfarçada. Ela está profundamente chocada com um crime e isso não é comum em uma mulher que cresceu com um pai policial. Quando chega ao local Dexter entende o motivo, mesmo que não precisem do seu serviço.

O corpo encontrado esquartejado logo chama a atenção de Dexter pela forma que foi feito. Todos os pedaços empacotados, como presentes e aqui o motivo para não precisarem de Dexter: sem nenhum pingo de sangue. Pedaços de corpos todos limpos e com um corte profissional. Dexter acha o trabalho do assassino maravilhoso. Conforme os crimes vão acontecendo, Dexter percebe que ele está envolvido de alguma forma… o assassino manda recado para ele pelos corpos que deixa, recado que só ele pode entender. Fica claro que o assassino sabe quem Dexter é, sabe que eles são iguais.

Mas as coisas vão ficando mais estranhas quando Dexter sonha com os locais do crime, o ambiente, tudo antes de acontecer. Será que o Passageiro das Trevas que vive dentro de Dexter o qual ele controla matando pessoas está agindo sozinho? Que quando Dexter dorme, o Passageiro toma o banco da frente?  Ou será um assassino que tem uma profunda conexão com Dexter?

Bom, quem viu a série já pode ver algumas diferenças até aqui. Outras são facilmente notáveis: a morte de Harry é muito diferente da que foi explicada na série para a que temos na obra original. Vendo as coisas por Dexter, já que o livro é em primeira pessoa, temos várias partes divertidas que me fizeram rir. Como, por exemplo, ele se sentir relaxado no trânsito porque lá todos querem se matar. Os personagens que conhecemos estão lá: La Guerta, Angel, Masuka, mas eles também tem sutis diferenças. Porém, o que mais mudou foi o final. Sinceramente achei o final da série melhor. O peso que Dexter carrega é o que faz o final da primeira temporada estupendo e no livro não existe esse peso. Nem fiquei muito interessada em ler o restante da série…

Bom, eu recomendo o livro. Tanto para aqueles que viram o seriado ou não. A história e principalmente os personagens são bem cativantes. Tenho certeza que você irá se sentir cativado por um serial killer 😉

NOTA:

04-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

Se você gosta da série, pode comprar o box com todas as temporadas aqui:

Autor: Jeff Lindsay
Origem:
Estrangeira
Título original:
Darkly dreaming Dexter
Edição:

Editora:
Planeta
Ano: 2008
Páginas: 272
Skoob