[Resenha] 826 notas de amor para Emma – Garth Callaghan | Editora Leya

4

“Se você pudesse escrever um última nota/recado para alguém, o que escreveria?”

Essa foi uma das perguntas criadas pela Editora Leya quando ela lançou o livro “826 notas de amor para Emma” no mês de outubro de 2014 aqui no Brasil. E honestamente, o que eu diria? O que você diria?

“Apenas seja feliz hoje. E releia essa nota amanhã.”

Deixar uma nota de amor, pequenos pedaços de si mesmo aos outros, pode parecer bastante desafiante. Mas é extremamente divertido e é uma das práticas que deveriam ser ensinadas de pais a filhos.

E foi exatamente isso que Garth Callaghan acabou por despertar em muitas pessoas – mas não é isso que todo pai faz? Eles não ensinam aos filhos?

Se Emma, a musa inspiradora da existência e valorização de vida de Garth estivesse lendo esse texto eu pediria desculpas, com toda a educação. “Não me leve a mal, mas vou pegar seu pai emprestado um pouquinho, mas eu vou te explicar linda e corajosa menina: uma coisa que aprendi com meus pais é que a paternidade e maternidade é algo universal quando feita de forma verdadeira. Uma vez pai ou mãe de verdade de um filho, pai e mãe de verdade de todos os outros seres humanos. É como um brinde extra sabe? Faz parte do pacote!

O motivo? Foi assim que eu me senti enquanto lia o livro “826 notas de amor para Emma“. A conexão e a vontade de participar ativamente da vida de sua filha é tão intensa, que existem notas que parecem que foram escritas para mim também!

Penso que um dos motivos que me levaram a isso é o fato de o livro ter aspectos autobiográficos. Trata-se na verdade, em uma espécie de conversa que Garth tem com todos os leitores onde eles nos conta sobre sua vida a partir do momento onde ele precisou “enfrentar a vida de gente grande” – estava na hora de assumir a vida adulta e ser papai! E olha que ele começou com o pé direit… ops, esquerdo, pois até o nome da neném ele escolheu errado!!!

Enquanto Emma crescia, Garth viu sua vida ser transformada. E transformada para melhor. Aos poucos, Emma começou a se tornar mais independente e os próprios horários do casal começaram a ficar mais corridos. Foi aí que Garth começou a fazer algo que mudou a sua relação de pai com a filha: todos os dias ele se levantava, preparava a refeição de Emma e junto ao almoço colocava um bilhete de guardanapo.

O fator destino ou acaso e como lidamos com ele

A grande reviravolta em sua vida começa quando descobre que está com câncer. E sabe quais as principais preocupações dele? Nessa ordem: 1) Que Emma cresça sem um pai para lhe colocar para dormir, segurar em suas mãos, lhe buscar nos bailes e indicar os caminhos. 2) Como quebrar o coração de sua criança ao contar sobre a seriedade de sua doença.

E ele precisou quebrar o coração de sua filha não uma, nem duas ou três vezes. Mas sim, quatro. Quatro vezes Garth precisou se sentar com Emma e olhar no fundo de seus olhos e explicar a ela que o câncer estava em seu corpo e que ele deveria enfrentar mais uma batalha e um tratamento para liquidá-lo.

Como não ser tocado pela intensidade desse amor?

826 notas de amor para Emma-bilhete-1Muito se engana você se acredita que Garth se entregou à tristeza.

Ele se agarrou a seu amor e estabeleceu uma meta: escrever um bilhete para cada dia até que Emma se forme no Ensino Médio. Ao todo são 826 notas de amor.

São pequenos lembretes, conselhos de pai, frases de artistas e pensadores famosos ou simplesmente ensinamento e ordens como “Nunca use drogas. Sério.”

A cada bilhete de guardanapo um novo mundo se abre, uma ponte entre duas vidas se estabelece e a vida começa a valer mais a pena!

Quando você vai escrever sua primeira nota, querido leitor?

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Análise Crítica

“826 notas de amor para Emma” é um livro extremamente fácil e agradável de se ler. Ele é forte sim, pois tem o poder de tocar em seu íntimo, despertando a sensibilidade e sentimentos que podem estar adormecidos em seu peito.

Eu demorei poucas horas para lê-lo. A verdade é que Garth parece um pai, um amigo, um colega íntimo, que está apenas conversando com você e contando sobre alguns fatos importantes de sua vida. É sereno assim, encanta assim.

A editoração do livro é muito bonita! Ele oscila enter as cores branca e azul e entre as páginas é possível você encontrar diversos bilhetes de guardanapo para Emma.

O que me chamou muito a atenção foi a diagramação. As fontes são de um tamanho excelente, assim você não cansa de ler e a leitura flui rápida. Além disso, essa é uma das poucas obras que já vi cujo texto não é justificado. E eu acho que esse toque deixou tudo ainda mais encantador.

Não foi um livro que me fez chorar, mas me tocou. Penso que um leitor mais sensível facilmente será ainda mais tocado e muito provavelmente terá os olhos cheios de lágrimas.

Não se trata de uma lição de vida ou um manual de como se viver bem ou melhor; trata-se, principalmente, de um convite que Garth e Emma (e também seus amigos e familiares) nos fazem de alegrarmos o dia de alguém.

Sabe aquele e-mail que você ia escrever hoje? Pegue uma caneta e escreva um bilhete, coloque sobre a mesa da pessoa ou envie por Correios. É um pedacinho de algo seu que ficará para sempre guardado com ela.

Essa prática faz parte de minha vida há anos e meus amigos sabem: adoro cartinhas e bilhetes. É uma prática de uma historiadora e leitora, mas acima de tudo é uma prática de uma pessoa que ama todos os seus.

Fica o convite: que tal escrever uma nota ou um bilhete de guardanapo ou mesmo uma carta a alguém que você ama hoje? E que tal entender como isso tem o poder de mudar tudo? Garth vai te contar, de amigo para amigo.

Nota

 

04-selos-cabulosos

Dados técnicos


826_NOTAS_DE_AMOR_PARA_EMMA_Capa_SkoobNome:
826 notas de amor para Emma
Autor: Garth Callaghan
Edição:
Editora: Leya
ISBN:  9788544101247
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.

Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.

826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.

Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão – nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.

Skoob

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

 

LIVRO DE PARCERIA COM A EDITORA LEYA